Início Aviação Militar Ladrões roubam equipamentos do avião russo do “Dia do Apocalipse”

Ladrões roubam equipamentos do avião russo do “Dia do Apocalipse”

Um clássico avião russo extremamente modificado para atuar no “Dia do Apocalipse” teve equipamentos roubados na Rússia.

O Il-80 © Alex Beltyukov

O avião é o Ilyushin IL-80, derivado do avião comercial russo IL-86 com modificações que o tornam num avião de controle e comando. Este Ilyushin modificado é utilizado apenas em caso de catástrofe nacional ou destruição de todos os postos de controle em terra, como uma guerra nuclear. A aeronave consegue atuar como um posto de comando móvel grande o suficiente para comandar toda a Rússia.

Todas as janelas foram removidas e a fuselagem é reforçada o suficiente para aguentar a onda gerada por uma explosão nuclear ou um pulso eletromagnético. A bordo dela, em um caso do “Dia do Apocalipse”, vão o presidente da Rússia e seus comandantes, e dali dão todas as ordens, como o fazem normalmente a partir do Kremlin.

Segundo o portal The Drive, a aeronave estava passando por manutenção na região de Rostov, quando pessoas invadiram o pátio, abriram o compartimento de cargas e tiveram acesso aos rádios da aeronave, vindo assim a remover os equipamentos. A informação foi confirmada pelo Ministério do Interior, que afirmou ter aberto uma investigação sobre o caso.

Detalhes do IL-80 © Alexander Shukhov

Não está claro quais rádios foram levados, já que este avião além de ter os diversos rádios de um IL-86 comum, possui outros rádios especiais para monitoramento e transmissão segura entre o presidente, líderes e o comando militar.

São tantos equipamentos que, em cima do avião, existe uma grande “ondulação”, na qual localiza-se uma antena especialmente projetada para essa aeronave. Outra curiosidade é que, para dar energia para todos estes equipamentos extras, há dois geradores elétricos afixados na asa, entre o motor e a fuselagem.

O equivalente americano dele é o Boeing 747-200, designado E-4B e que já esteve no Brasil trazendo o “Santo do Caos”:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile