Início Aeroportos Lançado novo guia sobre o desenvolvimento de operações de carga em aeroportos

Lançado novo guia sobre o desenvolvimento de operações de carga em aeroportos

Avião Boeing 747-400F Carga Atlas Air
Jatos Boeing 747 cargueiros da Atlas Air – Imagem: Jonnyknoxville1 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International | ACI World) publicou hoje, 5 de agosto, um relatório complementar para auxiliar operadores de aeroportos no desenvolvimento de estratégias bem-sucedidas na gestão de cargas que possam contribuir para a recuperação sustentada da indústria, gerando fontes alternativas de receita.

O guia Developing Cargo at Airports (Desenvolvimento de Carga nos Aeroportos) foi preparado (e patrocinado) em colaboração com a Netherlands Airport Consultants (NACO) e a InterVISTAS. O guia inclui informações de aeroportos globais e especialistas da indústria de carga aérea.

A carga aérea continua sendo um motor de crescimento econômico e seu papel fundamental durante a pandemia criou um impulso positivo em um momento em que a indústria entra em sua fase de recuperação. Muitos aeroportos conseguiram sustentar ou mesmo aumentar suas operações de carga durante a pandemia, o que se mostrou crucial para dar liquidez aos operadores aeroportuários. Em alguns casos, garantiu até mesmo a solvência de longo prazo do negócio aeroportuário.

O diretor-geral do ACI World, Luis Felipe de Oliveira, comentou:

“À medida em que os aeroportos se recuperam da crise da pandemia e procuram garantir sustentabilidade financeira de longo prazo por meio da diversificação de seus fluxos de receita, a carga é uma área importante a ser explorada.

“Uma estratégia de carga clara ajudará os aeroportos a entender melhor o cenário atual e as oportunidades, além de construir um plano de negócios robusto para o futuro. A carga continua a ser importante para a recuperação global por meio do fornecimento de bens – como medicamentos, equipamentos médicos e, mais recentemente, vacinas – e desempenhando um papel fundamental no apoio às comunidades que servimos.

“Este guia foi desenvolvido aproveitando a vasta experiência e compreensão da NACO do mercado de carga aérea e igualmente integra a experiência e as lições aprendidas com os membros aeroportuários de ACI. Estas informações, que são altamente relevantes, foram inestimáveis para estabelecer um panorama abrangente da cadeia de valor da carga aérea  e a compreensão dos elementos-chave de uma estratégia robusta de carga aeroportuária”.

O objetivo do guia é permitir que os aeroportos que atualmente não estão aproveitando o potencial da carga entendam e identifiquem melhor as oportunidades, e ajudar aqueles que têm operações massivas de carga a reformularem sua estratégia, quando necessário.

Especificamente, a orientação destaca a importância de analisar os dados atuais (ou seja, tendências de mercado, perspectiva das partes interessadas e demanda e fornecimento de carga), desenvolvendo uma visão de carga clara e um plano mestre que garanta as capacidades e infraestrutura que gerem benefícios duradouros.

“Os aeroportos precisam gerenciar muitos aspectos para entregar uma estratégia de carga bem-sucedida e esperamos que este relatório seja uma ferramenta valiosa para apoiá-los durante todo o processo”, disse a diretora da NACO-InterVISTAS, Esther Kromhout.

“Acreditamos que ter uma estratégia de longo prazo é fundamental para informar o investimento em infraestrutura e orientar a melhoria das operações, permitindo que os aeroportos colaborem de forma eficaz, agreguem valor e gerem impacto positivo, seja cumprindo os compromissos de zero carbono ou impulsionando a digitalização que oferece maior custo e eficiência na operação para os clientes”, completou ela.

O novo guia publicado pode ser consultado diretamente no site do ACI World clicando aqui.

Informações do ACI World

Sair da versão mobile