Início Empresas Aéreas LATAM Airlines deve ser a escolhida para novo voo para as Ilhas...

LATAM Airlines deve ser a escolhida para novo voo para as Ilhas Malvinas

A companhia aérea Latam Airlines é a “operadora preferida” para adicionar um novo voo semanal entre as Ilhas Malvinas (Falkland) e a América do Sul, informou o governo das ilhas na quinta-feira (26). Já existem três vôos semanais para as ilhas, que ficam na costa sul da Argentina e têm uma população de 2.563 habitantes, mas apenas um destes voos é comercial.




A decisão final está prevista para setembro, disse Rhian Burgess, chefe de comunicações do governo das Ilhas Malvinas, segundo reportou a Reuters. Ainda não está claro qual destino o novo voo do território britânico serviria. No entanto, a Latam e o governo da Argentina, que com o Reino Unido lideraram a seleção de um voo adicional, disseram que nenhuma decisão foi tomada.

“Até agora, a Latam não foi notificada sobre a decisão e aguarda um anúncio das autoridades competentes”, disse David Harry, um porta-voz da Latam, em um e-mail. O Ministério das Relações Exteriores da Argentina disse em um comunicado que as propostas das companhias aéreas “ainda estão sendo analisadas pelas autoridades competentes na Argentina”. Não mencionou a Latam ou qualquer outra companhia aérea em potencial.

A Argentina e a Grã-Bretanha buscaram melhorar as relações nos últimos anos, apesar de ambas reivindicarem a soberania sobre as ilhas britânicas a 500 quilômetros da costa da Argentina. Durante a guerra de dois meses da Grã-Bretanha para recuperar as Malvinas em 1982, 255 soldados britânicos e cerca de 650 soldados argentinos foram mortos. A maioria dos argentinos que pereceu estava em um navio da Marinha que afundou.

Os países têm procurado conjuntamente por uma companhia aérea para operar um quarto voo semanal desde fevereiro, e diversas companhias brasileiras demonstraram interesse na operação. Entretanto, a Latam já opera o único voo comercial semanal entre as Malvinas e Punta Arenas, uma cidade no sul do Chile, desde 1999, através de um Airbus A320 de 200 passageiros. Uma vez por mês, esse voo pára na cidade argentina de Rio Gallegos, no sul do país, antes de seguir para as ilhas.

Como parte de sua proposta de operar um novo voo semanal, a Latam acrescentaria outro voo mensal à Argentina, informou o governo das Malvinas.

 
Informações pela Reuters.
 

Sair da versão mobile