LATAM e American Airlines encerram acordo de voos a partir de 1º de fevereiro

A American Airlines está prestes a perder o acesso a uma das maiores redes aéreas da América do Sul, a LATAM, à medida que a companhia latina vai se acertando com a Delta.

LATAM Delta American Guarulhos

A Delta Air Lines puxou o tapete da American Airlines – que possuía acordo de compartilhamento de voos (codeshare) com a LATAM – comprando 20% da empresa sul-americana em 2019 por US$ 1,9 bilhão.

Após a conclusão da aquisição, a Delta e a LATAM darão aos passageiros acesso combinado a 435 destinos em todo o mundo.

O que isso significa para voos compartilhados?

Agora que a LATAM e a Delta estão em parceria, o que acontece com os voos compartilhados em código da American Airlines?

Avião Boeing 777-300 American Airlines

A LATAM notificou a American Airlines que encerrará todas as suas rotas compartilhadas por código até o final deste mês de janeiro.

Porém, se você possui reserva em um voo com código compartilhado da American Airlines após o dia 31 de janeiro, você ainda terá seu bilhete aprovado e não terá problemas em voar na LATAM / American Airlines.

No entanto, você pode descobrir que seu voo com a LATAM desembarcou em um terminal diferente se você estiver chegando nos EUA, já que a LATAM está movendo suas operações para diferentes terminais.

A LATAM se juntará à Delta no terminal 4 do aeroporto JFK de Nova York e, portanto, você poderá ter um tempo de deslocamento mais longo quando chegar de/para um voo da American Airlines: “A LATAM atualizará automaticamente as reservas para clientes com itinerários de/para Nova York – JFK a partir de 1º de fevereiro de 2020, considerando os tempos mínimos de conexão.”

A LATAM ainda faz parte da Oneworld até setembro de 2020 (embora a companhia esteja tentando acelerar sua saída), então você ainda ganhará pontos e terá acesso às salas VIP da aliança por enquanto.

A LATAM irá compartilhar com a Delta?

Avião Airbus A330-300 Delta Air Lines

Agora que a LATAM terminou (ou logo terminará) os voos compartilhados em código com a American Airlines, ela estará livres para começar a compartilhar código com sua nova sócia Delta Air Lines para destinos entre os Estados Unidos e a América do Sul.

Cada um desses compartilhamentos de código precisa ser aprovado pelas várias agências reguladoras dos países e, por consequência, a LATAM anda não poderá lançar o novo compartilhamento com a Delta em 1º de fevereiro de 2020.

Até agora, as companhias receberam apenas a aprovação da Colômbia e estão aguardando Peru e Equador. Após essas três aprovações, a LATAM solicitará ao Brasil e ao Chile o acesso ao compartilhamento de código em meados de 2020.

Quando tudo for concluído, a LATAM e a Delta serão parceiras de compartilhamento de código de voos e a American Airlines será uma memória distante.

Mas antes mesmo dessa movimentação, a Delta já tem agido para preparar o caminho da parceria. Veja na matéria a seguir:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias