Latam anuncia quatro novos destinos no Nordeste do país ainda nesse ano

O Grupo Latam Airlines anunciou na manhã desta segunda-feira (2), que está investindo no crescimento de sua malha aérea com novas operações no Nordeste do Brasil. No foco da empresa estão a abertura de quatro novos destinos e o fortalecimento de operações em Fortaleza, que ganha contornos de um hub de voos.

NOVAS ROTAS: a partir de novembro, a empresa abre quatro novos destinos no nordeste do Brasil: Juazeiro do Norte (CE), Jericoacoara (CE), Vitória da Conquista (BA) e Petrolina (PE). As operações partirão de Guarulhos e, com elas, a Latam chegará a 49 destinos no país.

Os voos serão realizados diariamente com A319 para Jericoacoara; diariamente com A320 para Juazeiro; e com cinco frequências semanas para Vitória da Conquista e Petrolina, voando com A320.

REFORÇO EM FORTALEZA: a empresa também informou que promoverá a retomada de diversas rotas partindo de Fortaleza, incluindo Confins, Natal, Salvador, São Luís e Recife. Além disso, novos destinos serão incluídos, partindo da capital cearense: Maceió, Porto Velho, Macapá.

As novas rotas e retomadas de voos seguem a retomada do mercado e aumento da demanda de passageiros.

Outras iniciativas

Há uma semana a Latam reafirmou seu compromisso com o Brasil, dizendo que à medida que a vacinação contra a Covid-19 avança no Brasil, a retomada da demanda por viagens aéreas também vem crescendo. Em junho, por exemplo, a média da taxa de ocupação dos voos domésticos da LATAM no Brasil cresceu 5% em relação a abril e maio, período mais afetado pela segunda onda da pandemia, ficando na casa dos 81%.

Em junho, vale lembrar, também houve aumento de 38% na oferta de assentos da LATAM. Já em julho, a taxa de ocupação cresceu para 82% e a expectativa é que ela continue crescendo para perto dos 90% no Brasil até o fim de 2021.

As principais movimentações feitas recentemente pela companhia são as seguintes: 

1. Malha aérea: retomada de 75% da oferta de assentos no mercado doméstico brasileiro em julho em relação ao mesmo período de 2019, passando de 310 para 418 voos diários, e de 20% do internacional a partir do Brasil, com o retorno de dois destinos no exterior: Paris e Bogotá.

Até o fim do ano, espera-se operar com 100% da oferta de assentos no Brasil em comparação com o período pré-pandemia. Tão logo as restrições para voos internacionais sejam retiradas, a companhia pretende voltar com os seus 26 destinos para o exterior – sendo a única empresa a oferecer essa capilaridade internacional no Brasil.

2. Frota de aeronaves: a LATAM opera hoje no Brasil com 110 aeronaves, equivalente a 74% da atual frota da companhia no País. A expectativa é fechar 2021 com 85% do total (com 127 aeronaves voando diariamente), quando se espera a retomada de quase 100% da oferta de assentos pré-pandemia. Atualmente, a LATAM possui 149 aeronaves na frota brasileira com média de 10 anos de uso.

3. Pessoas: a LATAM explica que é a única companhia aérea no Brasil que está contratando 750 tripulantes para suas operações ainda este ano. Até o momento, cerca de 250 já ingressaram, sendo que todos foram readmitidos após o grande corte que a empresa precisou fazer em 2020 como consequência da pandemia.

Ainda, no seu Centro de Manutenção em São Carlos (SP) já foram admitidos 80 profissionais e, até o fim deste ano, espera-se mais 100 contratações temporárias, especialmente para atender a retomada do Projeto Retrofit (modernização do interior das cabines das aeronaves).

4. Cargas: a unidade de cargas da LATAM anunciou, em maio deste ano, a ampliação de 11 para 21 aeronaves na frota cargueira de aviões Boeing 767 até 2023. Somente em julho, a previsão para todo o grupo era de 1.030 voos em aeronaves cargueiras, o que representa 20% a mais do que no mesmo mês de 2019.

A LATAM Cargo conta com uma frota mista de aviões para suas operações, utilizando tanto o porão das aeronaves voltadas para voos de passageiros quanto cargueiros dedicados.

5. Investimentos: a LATAM destaca aqui três grandes iniciativas alinhadas ao movimento de retomada do setor aéreo:

A. Retrofit: até setembro de 2022, serão reformuladas as cabines de 30 aeronaves Airbus A320 e A321 da frota da LATAM Brasil, além de mais 44 aviões do mesmo modelo pertencentes às frotas das demais afiliadas do Grupo LATAM. Esse processo, chamado de retrofit, é o maior investimento da história do Grupo – cerca de US$ 400 milhões – sendo metade deste valor destinado especialmente para a operação da LATAM Brasil.

B. Inovação Tecnológica: o projeto está em sua segunda fase, com o lançamento de uma funcionalidade exclusiva, o LATAM Wallet, e uma nova e única experiência para o LATAM Pass, o programa de fidelização da companhia. A nova experiência digital, lançada em fevereiro, focou sua primeira fase em quatro pilares: Novo fluxo de compra no site; Conta com perfil com todas as informações do cliente em um só lugar; Notificações personalizadas; e Check-in Automático.

C. Sustentabilidade: em maio, o Grupo LATAM assumiu compromissos com a sustentabilidade em quatro grandes áreas: gestão ambiental, mudanças climáticas, economia circular e valor compartilhado.

Com informações da LATAM Brasil

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Cerca de 20 pessoas se envolvem em pancadaria no saguão do...

0
Cerca de vinte pessoas tentaram interromper um processo de deportação de um homem curdo da França, resultando em uma briga generalizada no saguão do Aeroporto de Paris-Charles-de-Gaulle, na última quarta-feira, 27 de março.