Latam Brasil e aeronautas chegam a acordo de redução salarial em tempos de Covid-19

Na tarde de ontem, o Sindicado Nacional dos Aeronautas (SNA) publicou em seu site na internet o resultado da votação sobre a proposta de ajustes em salários e benefícios negociada com a Latam Brasil.

Segundo o SNA, a votação entre os aeronautas associados da Latam resultou na aprovação, por 97% dos votos, da proposta apresentada pela empresa aérea como medida emergencial devido à crise causada pela pandemia de covid-19.

A proposta aprovada, que tem vigência para os meses de abril, maio e junho de 2020, abrange todos os aeronautas da empresa e prevê a garantia do emprego enquanto vigorar o acordo.

Por outro lado, a partir do pagamento de maio, a remuneração fixa (salário + gratificações de senioridade e de equipamento, quando houverem), será reduzida em 50%. Outras deliberações referem-se ao asseguramento da remuneração fixa mínima de R$ 2.000,00. Permanecem inalterados os critérios de apuração, remuneração e pagamento da remuneração variável.

A remuneração será paga pela escala executada, ou seja, não haverá garantia de pagamento da escala mais vantajosa e haverá o mínimo de 20 (vinte) folgas regulamentares mensais, não necessariamente em dias corridos. Além disso, a empresa poderá publicar até 10 (dez) sobreavisos por mês.

As demais previsões da Convenção Coletiva de Trabalho e da Lei do Aeronauta permanecem inalteradas, incluindo as diárias e o vale alimentação.

Na comunicação, o Sindicato informa que o acordo poderá ser encerrado antes do prazo previsto, por iniciativa da empresa, caso a situação se normalize.

Informações do SNA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias