Sem muito alarde, LATAM coloca o Airbus A320neo na Ponte Aérea

Sem muita divulgação, a LATAM Brasil implementou de vez o Airbus A320 na Ponte Aérea, agora com a versão mais nova, o A320neo.

Airbus A320neo
Airbus A320neo pousa no Santos Dumont

O jato de matrícula PR-XBE fez, no dia 20, os voos LA3914 e LA3921 entre Congonhas e Santos Dumont. A aeronave pode levar até 174 passageiros e é mais econômica que o A320ceo, que já opera na Ponte Aérea.

O grande diferencial do neo é o seu motor novo, mais econômico e silencioso, se tornando algo chave para a operação na Ponte Aérea que conta com aeroportos bem centrais e é uma rota mega disputada.

SHARP, LIP e SFP

Além disso os A320neo da LATAM, assim como os da Azul, contam com o pacote SHARP, do inglês SHort AiRfield Package.

Os componentes-chave deste pacote é uma modificação do painel composto Kevlar para o “Fairing Fillet Fairing” da asa, para permitir o melhor desempenho de pouso e geradores de vórtices ligados ao plano vertical da cauda que melhoram o desempenho de decolagem.

Modificação SHARP para o “Fairing Fillet Fairing” da asa que modifica o perfil da mesma, permitindo maior sustentação em velocidades baixas

Os A320ceo contam com um pacote similar, o LIP inclui modificações como espessura mais larga próximo ao bordo de ataque dos slats, adição de strake na parte externa do motor, extensão do bordo de fuga nas posições 1 e 2 do spoiler. Tanto o LIP como o SHARP são uma resposta da Airbus aos Short Field Peromance (SFP) da Boeing, que equipa maioria dos 737-800 da GOL, que operam a anos no Santos Dumont.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias