Latam coloca meta de reciclar tudo no avião

Ontem (17), o Grupo LATAM Airlines deu mais um passo em sua estratégia de sustentabilidade ao lançar o programa “Recicle sua Viagem”, iniciativa que irá permitir à companhia reciclar os resíduos do Mercado LATAM, serviço de venda de alimentos e bebidas a bordo oferecido em todos os voos domésticos no Chile. 

Trata-se de um programa que muda o destino dos resíduos, com as embalagens do Mercado LATAM recicladas com separação de alumínio, vidro e plástico. Este programa corporativo, que será implementado inicialmente em todos os voos domésticos no Chile, será expandido a toda a região gradativamente, para a companhia tornar-se líder em reciclagem. Sobre o tema, o presidente do Grupo LATAM Airlines, Ignacio Cueto, comentou que “somos uma das três companhias aéreas mais sustentáveis do mundo e nosso compromisso e esforços continuarão focados em seguir como uma referência na indústria aérea. 

Estamos lançando nosso programa global “Recicle sua Viagem” nos voos domésticos no Chile, o que representa o primeiro passo de um caminho que esperamos avançar em breve, para que tenhamos a reciclagem a bordo em todos os nossos voos nos diferentes países em que operamos”. O executivo acrescentou que um dos atributos que tornam único o “Recicle sua Viagem” é o seu caráter colaborativo: “sem a vontade e a consciência dos nossos passageiros e o comprometimento da nossa tripulação, a reciclagem a bordo não seria possível”. 

Entre agosto e dezembro deste ano, serão reciclados mais de 20 toneladas nos voos domésticos no Chile. Este é o ponto de partida do trabalho de reciclagem a bordo na companhia, que espera alcançar 100% de reaproveitamento das embalagens do Mercado LATAM no futuro. Para o fim de 2020, a LATAM projeta reciclar mais de 55 toneladas de residuos ao ano.    

Etapas da reciclagem a bordo 

O “Recicle sua Viagem” envolverá várias etapas. A primeira delas é quando a tripulação oferece os produtos do Mercado LATAM a bordo do avião. Quando os tripulantes passam retirando os resíduos dos passageiros, separa-se o alumínio, o vidro e o plástico. Ao aterrissar, a LSG Sky Chef, fornecedor da LATAM, receberá os resíduos separados e prontos para serem reciclados, transportando-os aos diferentes centros de reciclagem.  

Este projeto vem sendo desenvolvido há mais de um ano e considerou a realização de quatro programas-piloto, em que foram avaliados diferentes cenários de reciclagem até que se chegasse a um único em que a separação dos elementos pudesse ser realizada a bordo. Hoje, recicla-se alumínio, vidros e plásticos. 

O programa “Recicle sua Viagem” faz parte da estratégia de sustentabilidade “Juntos, Mais Sustentáveis” da LATAM, que vem sendo desenvolvida há mais de uma década e cujas ações posicionam a empresa como uma das três companhias aéreas mais sustentáveis do mundo atualmente, segundo o índice Dow Jones.  

Da assessoria de imprensa Latam

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.