Latam envia 3 aviões com ajuda à Ilha de San Andrés, devastada pelo Furacão Iota

Durante a semana de 13 a 21 de novembro, o furacão Iota devastou os arquipélagos de San Andrés e Providencia, na Colômbia, bem como Honduras e Nicarágua. Como resultado, os habitantes das pequenas ilhas demandam toda a ajuda que possa chegar do continente. Por sua vez, há 9 anos, o programa Avião Solidário do Grupo LATAM Airlines atua oferecendo a capacidade das aeronaves para transportar ajuda humanitária diante de diversos desastres naturais, em conjunto com governos da região, ONGs e fundações.

Com isso, recentemente, a Latam e a Pro-Archipiélago, uma fundação criada para ajudar as vítimas do Furacão Iota em San Andrés e Providencia, enviaram mais de 70 toneladas de ajuda humanitária aos arquipélagos. A ajuda foi arrecadada pela Fundação e pela Unidade Nacional de Gestão de Risco de Desastres da Colômbia, segundo reporta o nosso parceiro Aviacionline.

Alimentos, água, máscaras, motosserras, geradores de energia, entre outros suprimentos, foram transportados em um Boeing 767 e em dois Airbus 320, condicionados a transportar carga na cabine de passageiros, entre os dias 18 e 21 de novembro.

“Nossa escala de negócios de carga nos dá a oportunidade de ajudar as comunidades que atendemos. Embora estejamos passando por um momento complexo, queríamos ir em auxílio de San Andrés e – graças à habilidade, esforço e criatividade de nossa gente – programamos e voamos este Avião Solidário em menos de 24 horas”, disse Andrés Bianchi, CEO da LATAM Cargo.

Os arquipélagos de San Andrés e Providência são conhecidos como uma joia do Caribe e uma das maravilhas turísticas da Colômbia, por seu mar de sete cores. Por ser uma zona franca, livre de impostos, atrai turistas do continente em busca de compras a bons preços. A população vive praticamente do turismo e de atividades primárias de subsistência.

O vídeo abaixo mostra um pouco da devastação do furação, que atingiu as ilhas quando ainda estava com a Categoria 5.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Vídeo em 4K da bela decolagem do 1º A330neo da TAP...

0
A partida foi registrada em 4K, mostrando, mesmo em plena madrugada, todos os detalhes do moderno jato Airbus A330neo.