Latam inaugura hoje voo do Brasil para as Ilhas Falkland (Malvinas) com Boeing 767

Latam 767
Boeing 767 da Latam

A Latam inaugura na manhã desta quarta-feira, 20, seu voo regular para as Islas Malvinas ou Falkland Islands, território ultramarino britânico localizado na costa da Argentina. Trata-se de uma operação inédita ligando o Brasil à ilha.

Essa operação inaugural tem número LA8208 e decola de Guarulhos às 6h55 da manhã, após uma escala em Córdoba, o pouso acontece na ilha às 15h15. A primeira operação será feita pelo Boeing 767-300 PR-MSY.

O anúncio do voo foi feito dias antes da reunião do G20, em novembro de 2018, uma reunião dos 20 maiores países do mundo que aconteceu na capital argentina de Buenos Aires. Após um processo de negociação, o acordo foi feito com a companhia para ligar o Aeroporto Internacional de São Paulo com a base da Real Força Aérea de Mount Pleasant, que está localizada em Port Stanley.

Tela do FR24 confirma o voo inaugural

Detalhes do voo da Latam

O voo sazonal se inicia no dia 20 de novembro e irá perdurar até o dia 25 de março, sendo feito uma vez por semana, sempre às quarta-feiras. Uma vez por mês o voo terá uma escala em Córdoba na Argentina na ida, e na semana seguinte a parada na Argentina é na volta.

Voo direto: LA8210 irá decolar de Guarulhos às 09h30 e pousando na Base da Real Força Aérea (RAF) de Monte Pleasant às 14h35. O voo de retorno LA8211 sai das Malvinas às 16h50, chegando em São Paulo às 21h35. Em algumas datas o voo direto de ida irá decolar do Brasil às 06h50 como LA8208, chegando nas Falklands às 11h55. Todos os horários mencionados aqui são locais.

Aeroporto de Mount Pleasant

Parada em Córdoba: já no caso da escala em Córdoba, a decolagem é também às 06h50, chegando na cidade argentina às 10h15. De lá decola às 11h20 para as Malvinas, onde chega às 15h15. O voo de retorno com escala sai de Monte Pleasant às 13h45 como LA8211, chegando em Córdoba às 17h25, de onde decola para o Brasil às 19h00, chegando finalmente em São Paulo às 21h50.

Ilhéus pedem há anos esse voo

Os ilhéus pedem há anos um segundo voo semanal que possa conecta-los com o continente. Além do voo da Latam, a outra única ligação aérea com a ilha é feita aeronaves militares (Airbus A330) da RAF, a partir de Brize Norton, no Reino Unido, com uma parada técnica, duas vezes por semana.

Segundo o site argentino Aviacionline.com, apesar do território ser inglês, para a Argentina é tratado como um voo doméstico, assim, os moradores da ilha não precisarão de passaporte para o voo até Córdoba, mas precisarão para poderem entrar no Brasil.

Além da LATAM, a Royal Air Force opera voos comerciais entre Mount Pleasant e a base aérea de Brize Norton, na Inglaterra, com escala na Ilha de Ascensão no Atlântico, pertencente aos ingleses. Estes voos são realizados pelo Airbus A330-200 MRTT.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.