LATAM irá arrendar Boeings 777-200ER para substituir 787 com problemas

© Kelvin Jahae

A LATAM Airlines receberá mais reforços em sua frota para enfrentar a baixa de seus Boeings 787 Dreamliners, que estão no chão devido a um grande problema com os motores Rolls-Royce Trent 1000 que equipam a aeronave.




Atualmente quatro Airbus A330-200 e um Boeing 747-400 da espanhola Wamos Air estão voando para a LATAM em rotas saindo do Chile e Peru. Agora, dois Boeings 777-200ER irão se juntar à frota da empresa em contrato de dry-lease.

O contrato de dry-lease inclui apenas a aeronave, sendo que a tripulação e manutenção será por conta da LATAM. O grupo conta com pilotos habilitados de 777 tanto no Chile quanto no Brasil, tendo em vista a recente aposentadoria do 777F e a operação atual do 777-300ER, respectivamente.

As duas aeronaves são de encomendas originais da Singapore Airlines e hoje são da própria Boeing, através da sua empresa de financiamento, a Boeing Capital Corporation. Fontes próximas à fabricante americana revelaram ao AeroIN que um dos 777 possui a matrícula N643BC, sendo o seu último operador a VIM Airlines da Rússia (companhia que ilustra esta matéria).

Esta aeronave chegou no Aeroporto do RIOgaleão no dia 24 de abril, onde está até hoje aguardando para ser utilizada pela LATAM. A outra aeronave teria a matrícula N576BC, sendo o seu último operador a Royal Brunei Airlines, e estaria estocada nas instalações da Boeing em Victorville, na Califórnia.

Os dois Boeings 777-200ER devem ser incorporados à frota da LATAM na próxima semana, ainda sem rotas definidas para voar. Já o 747 da Wamos, que tem operado para Nova Iorque, irá voar para a Ilha de Páscoa, sendo a primeira rota doméstica operada pelo Jumbo no Chile.

Atualmente 10 aeronaves Boeing 787 Dreamliner estão estocadas. Em Victorville estão os aviões de matrícula CC-BBD e CC-BBG; em Santo Antônio no Texas está o CC-BBH; e as demais aeronaves estão paradas em Santiago: CC-BBE, CC-BBJ, CC-BGG, CC-BGK, CC-BGF, CC-BGI  e CC-BGB.

Com informações do site parceiro DesdeSCL

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos