Início Empresas Aéreas Latam manda para o deserto um Airbus A350 com o qual nunca...

Latam manda para o deserto um Airbus A350 com o qual nunca voou

Foto ilustrativa de outra aeronave do mesmo modelo

Na última segunda-feira (24), decolou de Belo Horizonte um Airbus A350 da Latam Brasil rumo ao deserto da Califórnia, mais precisamente Victorville, em processo de devolução da aeronave ao seu dono. Curiosamente, essa aeronave, de matrícula PR-XTK (msn 282), jamais realizou um voo sequer pela empresa aérea brasileira.

Desde que retornou do Catar, após a conclusão de um contrato de sub-arrendamento à Qatar Airways, a aeronave não realizou nenhum voo comercial pela Latam, mostram os dados do RadarBox.

Imagem: Radarbox

Seu histórico no último ano se resumiu a ficar armazenado, em meio à pandemia, em locais diferentes, incluindo Confins (BH) de maio a outubro de 2020, depois foi levado a São Carlos, no interior paulista, onde esteve até janeiro, tendo, então, sido reposicionado próximo da capital mineira.

Até que, no começo de abril, você acompanhou a decisão da LATAM Brasil de remover todos os seus jatos do modelo, caminhando rumo a uma frota widebody totalmente composta por jatos da Boeing.

Foi embora

Esse é o segundo Airbus A350 a deixar a frota da Latam Brasil, após o anúncio feito em abril. O outro a partir foi o PR-XTH, que seguiu um destino diferente, tendo voado para um depósito de aviões em Lourdes, na França. Antes deles, dois já haviam sido retirados da frota no ano passado (PR-XTA e XTB) e outros devem seguir nos próximos meses.

Por serem aeronaves de última geração e muito novas, em breve eles devem encontrar novos donos. No caso do PR-XTK, ele foi fruto de uma encomenda da Latam, mas entregue diretamente à Qatar Airways em 2019, onde voou com matrícula do Catar, mas na pintura da Latam.