LATAM oferece slots para concorrentes na rota São Paulo – Santiago

A LATAM Brasil informou hoje que, seguindo uma decisão do CADE, está oferecendo parte dos seus slots em Guarulhos para utilização em voos para Santiago do Chile.

A decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, foi uma das condições impostas para aprovar a fusão da brasileira TAM e a chilena LAN anos atrás.

Com isso, a empresa informou que permutará até 04 (quatro) slots de aterrisagem e até 04  (quatro) slots de decolagem no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, obedecidas ao menos as seguintes condições:

  1. Somente serão permutados slots em GRU com empresas (a) interessadas em utilizá-los em  vôos diretos, sem escala ou conexão (“non-stop”) na rota São Paulo – Santiago –  São Paulo; e (b) com as quais LATAM não tenha qualquer vínculo societário ou de  outra natureza que lhe permita exercício de influência relevante.
  2. As empresas interesadas na Permuta deverão solicitá-la por escrito à LATAM,  indicando os horários de sua preferência.
  3. Os slots entregues por LATAM em virtude da Permuta poderão ter uma diferença máxima de 30 (trinta) minutos do horário indicado pelas empresas interessadas em suas  respectivas solicitações.
  4. Os slots permutados somente poderão ser utilizados pela empresa que os adquirir para  operar a rota São Paulo – Santiago – São Paulo em vôos non-stop. Eventual  descumprimento deste requisito, ou de outros aspectos relativos à legislação  aplicável, poderá importar na reversão da Permuta.
  5. A Permuta não poderá envolver qualquer tipo de remuneração ou compensação em  favor de LATAM.

A permuta vem logo seguido o anúncio da chilena JetSmart ter solicitado autorização a ANAC para realizar voos entre o Chile e o Brasil, além de voos da Argentina para o Brasil.

Porém, apesar do GRU Airport ser o aeroporto brasileiro de maior movimento, existe uma capacidade ociosa para voos domésticos e internacionais, não sendo obrigatório para a aérea que quiser realizar a rota pegar os slots da LATAM.

Com informações da Assessoria de Imprensa da LATAM

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias