LATAM oficializa aporte de R$ 5 bilhões da Qatar Airways e família Cueto

LATAM 787

Segundo divulgado pelo jornal chileno Diario Financeiro, a LATAM Airlines Group formalizou junto à Vara de Falências de Nova Iorque o aporte a ser feito pela Qatar Airways e família Cueto, fundadores da LAN Chile.

Os recursos, que chegam a $900 milhões de dólares (R$5 bilhões na cotação do dia do anúncio), serão aportados na forma de um DIP.

O DIP é uma espécie de financiamento que pode ser feito apenas quando a empresa entra em Recuperação Judicial (Chapter 11) nos EUA. Nele, a parte que financia (Cueto e Qatar) não tem a posse de bens (da LATAM) como garantia do empréstimo, mas tem prioridade no recebimento do seu dinheiro, passando na frente de outros credores.

Ainda segundo o jornal, caso o aporte total seja feito, não seria necessária uma ajuda pública por parte do governo chileno, que ainda está sendo negociada de qualquer maneira. A LATAM não especificou para onde seria destinado prioritariamente este aporte.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias