Latam pede um prazo extra para apresentar o plano de saída da recuperação judicial

O Grupo Latam enviou um comunicado ao juiz do Tribunal de Falências de Nova Iorque, pedindo um pouco mais de tempo para que apresente seu plano de saída do Chapter 11, uma espécie de recuperação judicial nas leis americanas. O prazo para a apresentação do plano estava marcado para 30 de junho, mas a empresa aérea pede para que ele seja empurrado para meados de setembro.

Essa é a segunda vez que o prazo é estendido, já que, inicialmente, a empresa previa para o final de janeiro de 2021 a reunião para discutir a saída da reorganização.

Como é notório, esse tem sido um período bastante duro para a Latam, que se viu obrigada a abrir mão de ativos e focar nos mercados mais rentáveis. A equipe foi reduzida e as operações ainda estão longe de voltarem ao normal. No dia de hoje, mais cedo, divulgamos a informação de que a empresa prevê chegar em junho a apenas 62% de sua capacidade do período pré-pandemia.

Por enquanto, a empresa tem fôlego. No final do ano passado, a empresa teve seu plano de restruturação aprovado no tribunal e garantiu acesso a um financiamento de US$ 2,45 bilhões, vindos de investidores diversos e acionistas. Desse montante, a empresa já “sacou” US$ 1,65 bilhão.

A apresentação do plano de saída da reorganização é um dos momentos mais importantes da empresa e quando se tornarão conhecidas suas aspirações futuras. Será também um momento de clareza e de entender qual será o novo perfil de companhia aérea do Grupo Latam, que deve seguir para uma mescla de companhia tradicional, com muitos aspectos de low-cost.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Pesquisa aponta a GOL como uma das piores para os passageiros...

0
A pesquisa analisou fatores como atendimento dos colaboradores, refeições serviços, conforto a bordo e entretenimento a bordo.