LATAM pretende contratar 500 tripulantes este ano

A diretoria da ALT – Associação de Tripulantes da LATAM (antiga ATT) realizou uma reunião com a diretoria da LATAM Brasil na última sexta (01). Durante o encontro, foram apresentados números referentes às contratações realizadas em 2017 e 2018, assim como a perspectiva e planejamento para este ano. 

Centro de Treinamento da LATAM

A empresa iniciou processo seletivo para o preenchimento de aproximadamente 500 vagas de tripulantes, cerca de 60 destinadas a pilotos e 440 a comissários. Esse número faz da LATAM a companhia aérea com mais contratações anunciadas neste início de 2019.

Ainda de acordo com a empresa, o volume de tripulantes em turnos de reserva será reformado com o objetivo de garantir robustez na operação da frota Airbus A32F (A319, A320 e A321). O processo seletivo para pilotos prioriza candidatos com habilitação válida para a frota (CHT A32F) com o objetivo de atender à demanda com a rapidez necessária. 

A medida reduzirá o tempo de treinamento e adaptação para a função em 65%, aproximadamente, e permitiu a criação das vagas para pilotos anunciadas neste início de 2019. Na perspectiva da empresa, esse crescimento é importante, pois amplia a sua competitividade no mercado nacional.

Até o momento, 179 currículos de pilotos foram avaliados e 114 entrevistas realizadas pela LATAM. A empresa ainda explicou que o processo seletivo foi realizado de forma efetiva devido ao trabalho conjunto entre os seus setores, incluindo RH, Operações e Pilotos. Foram realizadas avaliações comportamentais e técnicas e o modelo poderá ser replicado em outras áreas no futuro.

Para viabilizar essas 500 contratações, tornando-se mais competitiva no mercado e utilizando das alterações da reforma trabalhista de 2018, a empresa adotou um novo modelo de contrato de trabalho para 2019. Os futuros contratados durante o treinamento de solo receberão salário e diárias fixas. Ao iniciarem seu treinamento em voo, eles passarão a receber o valor das diárias da Convenção Coletiva de Trabalho e, após o Check em rota, o salário fixo mais o variável da função na empresa.

É importante ressaltar que os candidatos aprovados na seleção para pilotos de 2018, tanto por migração interna quanto por seleção externa que ainda aguardam o ingresso na função, não foram descartados pela empresa. Essa preterição foi necessária para absorver a necessidade da empresa com rapidez na formação de pilotos que possuem habilitação válida de A320. 

Sobre as contratações dos 440 Comissários, a primeira turma iniciou nesta segunda-feira (04/02) na Base Brasília e terão novas turmas todos os meses até novembro de 2019.

A previsão de movimentação interna para Comandantes, Copilotos e Comissários em 2019 é a seguinte:
– 68 promoções para a função de Comandante de A320;
– 06 transições de Comandantes de A320 para Widebody;
– 62 transições de Copilotos de A320 para Widebody;
– 91 promoções de Comissários para CF de A320;
– 93 transições de Comissários de A320 para Widebody.

Cenário em 2017 e 2018

A LATAM manteve o processo de expansão de suas atividades nos últimos dois anos. Nesse período, os processos seletivos para copilotos receberam 929 interessados, com 135 funcionários internos e 794 externos.

Desse total, 373 foram contratados (55 internos e 318 externos), com 40% de taxa de aprovação. Ainda foram registradas 277 movimentações, com 79 promoções para a função de comandante e 198 transições de Narrow Body para Wide Body.

Com o anúncio das novas vagas para este ano, a LATAM reforçou junto à ATL o seu posicionamento de expansão no cenário nacional.

Com informações da Associação de Tripulantes da LATAM

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

“Boeing precisa ser liderada por engenheiros para sair da crise”, diz...

0
A Boeing precisa ser liderada por engenheiros para conseguir sair de sua atual crise, afirmou Tim Clark, presidente da Emirates Airline