Latam recebe em tempo recorde um Airbus A350 que deveria (ou não) ter ido para a Qatar

De uns tempos pra cá, sempre que sai da fábrica da Airbus um A350 com as cores índigo e coral da Latam a gente tenta confirmar para onde ele realmente vai, porque nem sempre a resposta é óbvia. E, às vezes, nem perguntando ela é. Esse é o caso do PR-XTM, o oitavo A350 da Latam, que aportou por esses dias no Brasil.

A350
Um dos A350 da Latam Brasil

Na verdade, esse avião tem uma história interessante. Quando ele foi incluído na linha de produção da Airbus, sob o número de série 363, seu primeiro registro dava conta de que seria uma aeronave para a Latam, e assim todos creram. No entanto, ainda antes de ser produzido, esse registro chegou a ser alterado para a Qatar, mas, quando ele saiu da fábrica, no começo de novembro, mudou de novo para Latam. De fato, a pintura que ele “vestia” quando ficou pronto era mesmo a da Latam.

Outro detalhe que chama a atenção é a velocidade com que o avião foi entregue. Desde que saiu da linha de montagem até a entrega final, foram apenas 25 dias, durante os quais ele fez todos os testes de solo e mais três voos, que totalizaram 6 horas e 23 minutos. Em geral, e como sempre acompanhamos por aqui, aeronaves como Airbus A350 podem levar até meses desde a produção até os voos de aceitação dos clientes.

Embora a pintura, o destino era incerto

Desde que a Latam firmou um contrato de sub-arrendamento com a Qatar em 2017, alguns A350 têm sido repassados à transportadora do Oriente Médio. Alguns chegaram a retornar ao Brasil, outros ficaram e, a esses últimos, se somaram mais alguns, totalizando cinco A350 com as cores da Latam voando pelo mundo em voos operados com número e tripulação do Catar.

Quando essa aeronave saiu da linha de produção com a pintura da empresa latino-americana, contatamos a Latam para confirmar se ela viria ao Brasil ou não. A resposta da empresa foi simples, confirmando que a aeronave iria mesmo para o Catar e seria a sexta a compor a frota da Qatar Airways com a pintura alternativa.

Tudo bem, o assunto morreu, até que…

Recebemos um alerta do FlightRadar24 no último dia 14 de dezembro informando que o PR-XTM estava em voo. Imaginamos que era um teste ou então a entrega para a Qatar. Mas, ao checar a aplicação, ficamos surpresos em ver a aeronave rumando ao Brasil, num voo direto entre Toulouse a Belo Horizonte e com um cídigo de voo JJ9540, da Latam, como mostra a captura da tela do FR24 acima.

Tendo chegado ao Brasil e, após realizar os processos de aduana na capital mineira, o moderno bimotor foi levado a São Paulo no dia 17, de onde deve assumir os voos internacionais da empresa muito em breve. Sendo esse o oitavo A350 na frota, junto com os demais matriculados como PR-XTA, B, C, D, E, H, I e, agora, M.

Enquanto isso, são cinco aeronaves com pintura Latam nas cores da Qatar, matriculadas A7-AQA, A7-AQB, A7-AQC, A7-AMA e A7-AMB.

Para o próximo A350 da Latam, vamos tentar acertar seu destino final no palitinho ou então contratar o polvo Paul para nos ajudar.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Se a empresa aérea voar com aviões mais modernos em Congonhas,...

0
A Aena lançou um inédito programa de incentivo a voos mais sustentáveis no Aeroporto de Congonhas, beneficiando o meio ambiente