Início Empresas Aéreas LATAM terá a maior frota de Airbus do mundo com solução de...

LATAM terá a maior frota de Airbus do mundo com solução de economia de consumo

Airbus A320neo da LATAM Brasil

A Airbus anuncia hoje, 22 de setembro, que a LATAM Airlines atualizará sua frota de mais de 200 aviões da Família A320 com a função “Otimização de Perfil de Descida” (DPO) da Airbus – um aprimoramento de economia de combustível para o banco de dados de desempenho do Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) a bordo da aeronave.

Esta atualização, ao ser realizada nas mais de 200 unidades da família A320 da companhia, a tornará a maior frota de Airbus do mundo equipada com esta poderosa solução de economia de combustível.

Todos os kits de equipamentos necessários para a instalação do software de desempenho DPO na frota da Família A320 da LATAM começarão a ser entregues a partir do final de 2021 e se encerrarão até o início de 2022.

A função DPO permite que a aeronave desça da altitude de cruzeiro usando apenas o empuxo do motor em marcha lenta, o que reduz o consumo de combustível, trazendo reduções proporcionais de CO2 e NOx (emissões de dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio).

Para aumentar ainda mais a redução de consumo de combustível, o DPO maximiza o tempo gasto no nível de cruzeiro eficiente – não iniciando a descida muito cedo – e subsequentemente minimizando a quantidade de tempo gasto em um estágio ineficiente de ‘nivelamento’ na parte inferior da descida, quando os motores da aeronave geram mais empuxo para manter o voo nivelado no ar denso antes da aproximação final de pouso.

Segundo a Airbus, a otimização da trajetória de voo da aeronave é um dos fatores-chave para melhorar ainda mais a eficiência em cooperação com o Controle de Tráfego Aéreo. Ao otimizar as trajetórias de descida da aeronave e reduzir o fluxo de combustível para os motores graças à função DPO, a LATAM Airlines vai gerar mais de 100 toneladas de economia de combustível por ano por aeronave em sua rede, incluindo em aeroportos movimentados como Lima, Santiago e São Paulo.

Isso reduzirá as emissões de CO2 em mais de 300 toneladas por ano por aeronave, representando uma contribuição significativa para operações de voo mais sustentáveis, ​​com 60.000 toneladas de CO2 a cada ano para toda a frota da Família A320 da LATAM Airlines.

Informações da Airbus

Sair da versão mobile