Latam vai trazer de volta dois Airbus A321 que ficaram quase um ano no deserto

Foto de Renato Spilimbergo Carvalho via Wikimedia

Após quase um ano parados sob o sol do clima desértico do sudeste da Califórnia, dois jatos do modelo Airbus A321 da Latam Brasil podem estar próximos a retornar ao Brasil, segundo fontes informaram ao AEROIN. A data prevista para a chegada é algum momento na segunda quinzena de maio, no aeroporto do Rio de Janeiro (Galeão).

Os jatos em questão têm as matrículas PT-XPM (msn 6949) e PT-XPN (msn 7005). São novos, fabricados em 2016 e com poucos ciclos, tendo ainda um bom tempo de uso pela frente. Foram encomendados e recebidos ainda com a pintura da TAM e ainda não haviam sido repintados na libré da Latam quando voou para os EUA.

Outra informação nova é que, apesar de terem sido comprados diretamente pela Latam, hoje as aeronaves estão registradas em nome da locadora Sierra Echo, com sede na Irlanda, o que indica que a empresa latina os repassou e agora os está alugando.

Em julho de 2020, ambos foram levados para o deserto da Califórnia, mais precisamente em Victorville, onde foram armazenados no clima seco, que conserva melhor os componentes e fluidos da aeronave. Por sua vez, na semana passada, os dois foram registrados na Cidade do México, onde possivelmente passarão por uma manutenção, antes de voarem de volta ao Brasil.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

TAP Air Portugal aumenta o número de voos para Belo Horizonte

0
O cenário favorável, com a ampliação do programa nacional de vacinação contra a Covid-19, e o aumento da demanda fez com que a companhia