Início Aeroportos Aeroportuários ficam com medo ao verem um leopardo entre os aviões

Aeroportuários ficam com medo ao verem um leopardo entre os aviões

Aeroporto Dehradun
Aeroporto Dehradun – Imagem: Trinidade / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Um leopardo invadiu o pátio do Aeroporto Dehradun-Jollygrant, no norte da Índia, e causou alvoroço entre os funcionários que trabalhavam no local naquele momento. O aeroporto está no centro de uma polêmica nacional por estar próximo a uma reserva florestal e ter projetos de expansão que irão afetar a vida selvagem na região.

De acordo como jornal Hindustan Times, no dia 1º de dezembro, um agente de segurança avistou um animal selvagem de grande porte passar pelas cercas de proteção operacional, caminhar pelo pátio e se esconder em um oleoduto perto do novo terminal de passageiros e a cerca de 60 metros da pista principal. Depois de muita preocupação entre os presentes, a administração do aeroporto acionou a autoridade florestal da região.

O duto foi fechado dos dois lados pelos guardas florestais. Depois, uma abertura foi feita para resgatar o animal, um leopardo macho jovem. Apesar do susto, as operações aéreas do aeroporto, que fica aos pés da cordilheira do Himalaia, não foram afetadas.

Segundo apurado pelo jornal Indian Express, o leopardo será solto na natureza após testes de saúde por especialistas do Instituto de Vida Selvagem da Índia (WII), Dehradun.

Casos como esse não são raros no Aeroporto Dehradun-Jollygrant. Outros leopardos, além de lobos e chacais, já foram resgatados no local anteriormente. O complexo aeroportuário é rodeado por florestas e áreas de proteção ambiental. A região abriga um santuário de elefantes e é o lar de, pelo menos, 2 mil animais ameaçados de extinção.

Um projeto de ampliação da pista e a construção de um novo terminal de passageiros têm gerado preocupação em defensores dos animais e ambientalistas pelo risco que oferece para a vida selvagem da região, já que não há alternativa sustentável para o problema.