Levantou poeira: Embraer mostra os detalhes do KC-390 decolando de uma pista de terra

Mais detalhes dos testes do Embraer KC-390 em uma pista de terra foram revelados pela fabricante brasileira. Ele levantou poeira!

Trecho do vídeo que você vê logo abaixo | Divulgação – Embraer

Apelidado de ‘terrão’, o campo de pouso anexo à pista principal de Gavião Peixoto, que é a maior do hemisfério sul em comprimento com 5 quilômetros de uma ponta à outra, se transformou numa enorme nuvem de poeira com a decolagem do KC-390, batizado de C-390 Millenium pela Embraer.

O jato cargueiro militar é o maior avião já feito no Brasil e já teve algumas unidades entregues à Força Aérea Brasileira (FAB), mas continua sua campanha de ensaios e testes, que incluem pousos em pistas não-pavimentadas. Essa pista, inclusive, que tem 1.800 metros de comprimento, foi feita pela Embraer do zero, especialmente para o KC-390, que não teve dificuldades em operar nesse ambiente.

No vídeo abaixo, divulgado hoje (30) pela Embraer, são mostrados alguns detalhes da construção e terraplanagem da pista, assim como a operação do KC-390 nela, que inclusive deu meia-volta no final (o chamado backtrack) para poder decolar.

Confira as belas imagens:

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Voo histórico de 60 metros feito por Santos Dumont completa 115...

0
O voo do brasileiro Alberto Santos Dumont, em uma distância de 60 metros com o 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris, marcou historicamente aquele 23 de outubro de 1906 e consagrou ainda mais o inventor. O aparelho subiu 2 metros de altura e foi o bastante para a humanidade olhar para cima e para o futuro de forma diferente.