Início Indústria Aeronáutica Lilium Jet, o novo jatinho que decola na vertical e pode caber...

Lilium Jet, o novo jatinho que decola na vertical e pode caber no seu quintal

A Luxaviation, com sede em Luxemburgo, apoiará a construtora alemã de jatos elétricos Lilium GmbH no estabelecimento de operações comerciais de decolagem e aterrissagem elétrica verticais na Europa, anunciaram as partes na quarta-feira (9).

Com isso a companhia luxemburguesa se tornará responsável pelas operações aéreas, assegurando as aprovações necessárias pelos reguladores e administração do quadro de pilotos de testes, que seriam treinados seguindo um conceito de qualificação de tipo desenvolvido pela Lufthansa Aviation Training, outro parceiro do projeto. 

36 jatinhos

A tecnologia exclusiva do Lilium Jet é o Ducted Electric Vectored Thrust (DEVT). São os motores a jato elétricos integrados aos flaps, que oferecem vantagens em termos de carga útil, eficiência aerodinâmica e um perfil de ruído mais baixo, ao mesmo tempo que fornecem controle do vetor de empuxo para manobrar o jato em todas as fases do voo.

“Os motores a jato tradicionais impulsionam 95% das aeronaves comerciais e baseamos nosso projeto nos mesmos princípios, porém muito mais simples. Nossos motores a jato elétricos contam com apenas um sistema de rotor / estator de “estágio” acionado por um motor elétrico com emissões zero”, diz a empresa.

A cabine, por sua vez, foi projetada para o máximo de conforto, sem comprometer o desempenho. O piloto fica em uma cabine separada e há um compartimento adicional para as bagagens.

No ar em 2024

Com sua sede e instalações de fabricação em Munique, e equipes na Europa e nos Estados Unidos, a Lilium planeja colocar em serviço seu “Lilium Jet”, de sete lugares, até 2024. Em meio à tendência global de implementação de aeronaves eVTOL como parte da mobilidade em grandes cidades, a Lilium tem a ambição de ser uma das pioneiras.

A empresa alemã foi fundada em 2015 e tem como objetivo criar um modo sustentável e acessível de transporte regional de alta velocidade. A empresa testou quatro gerações de protótipos de jatos elétricos capazes de decolar e pousar na vertical antes de chegar na versão atual do Lilium Jet. Em 2018, se candidatou à certificação de tipo da EASA e da FAA para o seu modelo, que entrará em operações comerciais num futuro próximo.

Características da máquina

Passageiros: 6
Piloto: 1
Envergadura: 13,9 metros
Comprimento: 8,5 metros
Ducted Fans: 36
Altitude de Cruzeiro: 3.000 metros
Velocidade de Cruzeiro: 280 km/h
Alcance Máximo: cerca de 250 km