Início Aviação Executiva O lindo pouso de um enorme jato executivo com o nariz elevado...

O lindo pouso de um enorme jato executivo com o nariz elevado por 25 segundos em Campinas

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Cena do vídeo que você verá abaixo nesta matéria

Como os leitores mais antigos e frequentes de nosso site já sabem, aqui no AEROIN nós não somos capazes de ver um vídeo bonito ou interessante na internet e não trazê-lo ao conhecimento de todos que admiram a aviação.

É o que ocorre mais uma vez nesta matéria que você acaba de acessar, em que você verá logo abaixo mais uma gravação que, embora já tenha alguns anos desde que foi publicada no YouTube, é de uma beleza que vale a pena sempre ser vista novamente.

O pouso em questão foi registrado no Aeroporto Campo dos Amarais, o aeródromo demenor porte da cidade de Campinas (SP), quando um enorme jato executivo Bombardier DB-700-1A10, modelo também conhecido pelo nome Global Express, foi mantido por longos 25 segundos com o trem de pouso de nariz fora do solo depois de ter tocado a pista com os trens principais.

O DB-700-1A10, em sua versão Global 6000 vista no vídeo, é um jato de 11.000 km de alcance (voa de São Paulo sem escala para qualquer capital da Europa, por exemplo) e de notáveis 30,3 metros de comprimento e 28,7 metros de envergadura, ou seja, de dimensões semelhantes aos aviões E-Jets da Embraer.

Cena do vídeo que você verá abaixo nesta matéria

Com tal imponência, fica ainda mais bonita a cena do diferenciado pouso efetuado pelo piloto da aeronave. De matrícula PR-VDR, na época da gravação o Global era operado pela mineradora Vale, que o mantinha hangarado no Aeroporto Campo dos Amarais quando não estava em uso. A empresa tinha mais um idêntico, de matrícula PP-VDR, que ainda continua em sua posse até hoje.

Como sempre, pousos como este levantam discussões quanto a ser ou não ser correto de se fazer, pois diversas empresas fabricantes de aviões recomendam que o piloto coloque o trem de pouso dianteiro na pista o mais rápido possível. De qualquer forma, o efeito visual gerado para quem vê de fora é sempre incrível.

Veja a seguir o belo pouso e, logo depois dele, veja mais algumas gravações dos jatos Global Express da Vale em pousos e também em decolagens de tirar o fôlego no Campo dos Amarais:

Sair da versão mobile