Linha de produção do maior rival do Embraer E2 é inaugurada nos Estados Unidos

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Airbus anuncia que um novo capítulo no desenvolvimento das capacidades de sua produção nos EUA começou, com a inauguração da linha de montagem final (FAL – Final Assembly Line) de aeronaves comerciais A220 em Mobile, Alabama.

Fábrica Linha Produção Airbus A220 Mobile Estados Unidos
Linha de produção do A220 em Mobile – Imagem: Airbus

A instalação de 270.000 pés quadrados – que pode produzir as versões A220-100 e A220-300, concorrentes diretos dos jatos brasileiros Embraer E2 – abriga cinco estações de montagem, onde os principais componentes da estrutura são unidos para formar uma aeronave concluída.

O primeiro A220 para a JetBlue

A fabricante europeia Airbus também destaca que sua equipe de produção de Mobile registra outro marco importante neste momento, recebendo os primeiros conjuntos de componentes destinados a se tornar um A220 da JetBlue.

A companhia aérea de baixo custo será o segundo cliente dos Estados Unidos a receber um A220 quando a aeronave for entregue no final de 2020. Atualmente, a Delta Air Lines já opera o modelo, que começou a receber ainda a partir da linha de produção localizada em Mirabel, Canadá, e depois passou a Mobile, porém, utilizando as instalações de produção do A320neo.

Uma pegada industrial expandida nos EUA 

Fábrica Linha Produção Airbus A220 Mobile Estados Unidos
Planta de Mobile, Alabama – Imagem: Airbus

A Airbus anunciou planos em outubro de 2017 para a adição da produção do A220 na Mobile – que fica na orla de Mobile Bay, no Golfo do México.

A empresa começou a produzir os A220 em Mobile em agosto de 2019, utilizando o espaço em um hangar da Linha de Montagem Final existente para aeronaves da Família A320 já construídas nos EUA, e em hangares de suporte recém-construídos.

Agora, com o início das operações na linha de montagem final dedicada do A220, o local de produção da Airbus no Alabama dobrou oficialmente de tamanho.

“A expansão de nossa produção de aeronaves comerciais em Mobile – da Família A320 para a A220 – solidifica ainda mais a posição da Airbus como um fabricante de aeronaves verdadeiramente global e confirma que a Airbus continua sendo uma parte importante do cenário industrial americano”, disse Paul Gaskell, chefe do programa A220 nos EUA.

Informações oficiais da Airbus

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.

Comentários estão fechados.