Linhas aéreas venezuelanas miram México como sua tábua de salvação

Foto de Maor X via Wikimedia Commons

Com o fechamento das fronteiras da Venezuela para mercados importantes como o Panamá e a República Dominicana, não restaram alternativas às companhias aéreas locais senão transferir suas operações para um dos três países autorizados pelo governo bolivariano. O preferido das empresas acabou sendo o México, especialmente Cancún.

Uma matéria do nosso parceiro Aviacionline mostra que as empresas, Avior Airlines, Conviasa, Estelar, LASER Airlines, Rutaca e Turpial Airlines mudaram seus itinerários e passaram a oferecer voos para Cancun, no México, como a única conexão internacional de sua malha – com exceção da estatal Conviasa, que iniciou operações para Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, outro país que permite operações comerciais com a Venezuela (o terceiro país é a Turquia).

A medida de fechamento de fronteiras, conforme detalhou o presidente da Associação das Companhias Aéreas da Venezuela (ALAV), Humberto Figuera, à mídia local Analitica, já afetou 60 mil pessoas dentro e fora do país, principalmente viajantes que vieram do Panamá. O executivo destacou ainda a falta de auxílio estatal às companhias aéreas privadas, temendo que o fechamento de várias delas venha a resultar no monopólio da Conviasa.

Em meio a todos esses pedidos de autorizações para voos ao México, Juan Bracamonte, Diretor Executivo da Avior Airlines, comentou em declarações que “há uma tendência de fechamento”, se referindo às novas restrições de fronteira que podem ser impostas a partir de janeiro pelos mexicanos.

Através de uma investigação nos sistemas de reservas e anúncios oficiais, o Aviacionline conseguiu compilar o itinerário dos voos disponíveis entre a Venezuela e o México, sempre sujeito a alterações governamentais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias