Sabia que as linhas neste Boeing 787 não são apenas desenhos?

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Talvez você já tenha visto fotos deste Boeing 787 e imaginado que ele ganhou uma bonita pintura estilizada, da mesma forma que ocorre com muitos outros aviões pelo mundo.

Avião Boeing 787-10 ecoDemonstrator Microfones
Imagem: Boeing

Os desenhos na lateral da fuselagem parecem algo como um circuito elétrico, talvez dando um ar de modernidade tecnológica ao avião para quem o vê. O impacto visual, entretanto, não é a finalidade das linhas ramificadas que você observa. Elas são circuitos elétricos de verdade.

Conforme já até apresentamos a você aqui no AEROIN em julho, a Boeing passou a utilizar uma nova aeronave em seu programa de estudos de melhora na pegada ambiental de seus produtos.

Em parceria com a Etihad Airways, as empresas estão usando um 787-10 Dreamliner para testar maneiras de reduzir emissões e também ruído como parte do programa ecoDemonstrator da fabricante norte-americana, antes que a companhia aérea árabe receba o avião no quarto trimestre desse ano.

E os voos de testes envolvem mais de 200 microfones fixados por diversos pontos da aeronave, além de outros 1000 em solo, para que a Boeing e a NASA adquiram dados que irão ampliar a capacidade de previsão de ruído nos projetos, permitindo produtos cada vez mais silenciosos.

Você sabia que parte do barulho que você ouve quando um avião passa não vem apenas dos motores? Uma parcela do ruído é emitida pela turbulência do ar ao redor das variadas formas presentes, portanto, é possível tornar os voos mais silenciosos também através do projeto do avião em si, e não somente dos motores.

Os trens de pouso, por exemplo, têm sido um dos focos deste estudo, sendo conduzido em parceria com a Safran, que os produz para diversos modelos de avião. A empresa cita que novas tecnologias devem proporcionar mais de 20% de redução no ruído.

Portanto, sempre que você vir o 787-10 ecoDemonstrador, lembre-se que as linhas desenhadas são, na verdade, as fiações elétricas. Elas ligam os microfones aos equipamentos que ficam dentro da aeronave, e tudo isso levará a uma aviação mais silenciosa em um futuro não muito distante.

Se você quiser relembrar mais sobre o programa ecoDemonstrador, que inclui vários outros estudos além do ruído, reveja os detalhes na matéria anterior clicando aqui.

Com informações oficiais da Boeing

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

B737 faz descida de emergência de 34 mil para 10 mil...

0
Após pane sobre o oceano, os pilotos do Boeing 737 precisaram colocar a aeronave em uma rápida descida de emergência nesta terça-feira.