Lista dos aeroportos com marcas mais valiosas do mundo tem Paris e Changi na liderança

Foto de Maxime Letertre / Groupe ADP

A Paris Aéroport, que administra os terminais do Charles de Gaulle e Orly, e que voltou ao ranking nesse ano, foi classificada na primeira posição pela Brand Finance, liderando assim a lista das 25 marcas de aeroportos mais valiosas do mundo, num valor de € 506 milhões. 

A consultoria especializada em valor de marca concluiu que nenhum aeroporto aumentou seu valor de marca este ano. Enquanto a maior queda foi vivida pelo Aeroporto Internacional de Hong Kong, que perdeu 63,1% de seu valor, já que é um terminal muito voltado aos voos internacionais, os Aeroporto de Zurique e Madrid-Barajas foram os que perderam menos valor, sendo -18,1% e -20,4%, respetivamente.  

Ao contrário das companhias aéreas que podem cortar custos deixando os aviões no solo, os aeroportos ainda tiveram que lidar com os mesmos custos fixos e não receberam auxílios estatais. De acordo com o Airports Council International (ACI, na sua sigla em inglês), suas receitas vão diminuir em 81 bilhões de euros apenas nesse ano. 

Outras marcas que aparecem na lista são o de Changi, em Singapura, Londres-Heathrow, Seul-Incheon, Tóquio-Haneda, Frankfurt (dissociado da marca Fraport), Shanghai, Tóquio-Narita, Munich e Amsterdã-Schiphol.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Decreto presidencial demite todo o Conselho da empresa aérea nacional angolana...

0
Todo o Conselho de Administração da TAAG Angola Airlines, incluindo o CEO da empresa Rui Carreira, foi exonerado por decreto presidencial