LOT Airlines compra a Condor e evita mais uma quebra na aviação

O Grupo de Aviação Polonês (PGL), proprietário da LOT Polish Airlines (LOT), anuncia hoje (24) a aquisição da Condor, pondo um fim bem-sucedido nos procedimentos de proteção contra falência da empresa alemã.

Avião Boeing 767 Condor

As companhias declaram que combinação da LOT e da Condor dentro da PGL cria um dos principais grupos europeus de aviação, com a Alemanha e a Polônia como principais mercados. A empresa alemã enfrentava dificuldades desde que sua antiga controladora Thomas Cook faliu.

A Condor se tornará o centro da estratégia voltada ao público de lazer da PGL, com foco no crescimento na Alemanha e em mercados adjacentes, construindo uma das principais companhias aéreas europeias de viagens de turismo. Apesar da aquisição, continuará operando sob a liderança de sua equipe de gerenciamento e com sua própria marca bastante popular da Alemanha.

O financiamento-ponte fornecido pelo KfW e garantido pelo governo federal alemão e pelo estado de Hessen para a segurança da Condor durante o período de dificuldade financeira será integralmente reembolsado.

“A aquisição da Condor se encaixa perfeitamente na estratégia da PGL. Também assegura o futuro da Condor e oferece estabilidade e grandes oportunidades a seus funcionários, clientes e parceiros de negócios. Queremos desenvolver a marca icônica da Condor na Alemanha e também apresentá-la a outros mercados da Europa”, afirma Rafał Milczarski, Presidente do Conselho de Administração da PGL.

“Estamos satisfeitos que a Condor, a companhia aérea de lazer mais popular da Alemanha, tenha ganho na PGL e na LOT parceiros estáveis, experientes e dinâmicos de desenvolvimento, que garantem o futuro de nossos negócios. Juntos, atenderemos o dobro de passageiros, formando um dos maiores grupos de aviação e o principal grupo de companhias aéreas de lazer da Europa. Nossos parceiros e clientes podem planejar com segurança seus voos de férias com a Condor”, afirma Ralf Teckentrup, CEO da Condor.

Uma importante combinação

A combinação de LOT e Condor criará um dos principais grupos europeus de aviação, transportando cerca de 20 milhões de passageiros por ano. A Condor continuará atuando sob sua liderança atual, ao mesmo tempo em que obtém maior conectividade e sinergias operacionais entre as companhias aéreas.

A oferta de aquisição da Condor apresentada pela PGL foi selecionada como a mais atraente para a Condor, seus funcionários, parceiros, fornecedores e clientes. Espera-se que a transação seja concluída em abril de 2020, uma vez que forem obtidas as aprovações antitruste habituais e a Condor saia do processo de proteção.

A polonesa LOT

Embraer E-Jet E195 LOT Polish
Embraer 195 da LOT – Imagem: Jacek Bonczek / LOT

A LOT Polish Airlines é uma das companhias mais antigas e de crescimento mais rápido da Europa, com dois centros de desenvolvimento dinâmico em Varsóvia e Budapeste. A empresa opera em mais de 120 rotas com forte presença na Europa Central e Oriental, e 18 conexões de longo curso com a América do Norte e Ásia.

Em 2019, o LOT transportou mais de 10 milhões de passageiros, mais do que o dobro dos 4 anos anteriores. Opera uma frota de 80 aeronaves, incluindo 15 Boeing 787 Dreamliners. O grupo PGL gerou receitas de cerca de 1,9 bilhões de euros em 2019.

A alemã Condor

Avião Airbus A330 Condor

A Condor, por sua vez, leva seus hóspedes a destinos tradicionais de férias pelo mundo desde 1956. Todos os anos, cerca de 9,4 milhões de passageiros voam com a companhia a partir de oito aeroportos alemães para cerca de 90 destinos na Europa, África e América.

No exercício financeiro de 2018/19, a Condor gerou um lucro operacional de cerca de 57 milhões de euros e vendas de cerca de 1,7 bilhões de euros. A empresa alemã opera uma frota de mais de 50 aeronaves, mantidas por sua subsidiária Condor Technik em suas unidades de Frankfurt e Düsseldorf.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Alemão de Qualidade de Serviço em nome do canal de notícias n-tv, a Condor foi repetidamente nomeada a companhia aérea de férias mais popular da Alemanha por muitos anos.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.