Lufthansa Cargo dá adeus a mais um de seus últimos MD-11F

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião MD-11F Lufthansa Cargo
O MD-11F D-ALCI no Aeroporto de Campinas (SP)

A companhia aérea alemã Lufthansa Cargo anuncia hoje, 28 de janeiro, que se despediu de mais um dos poucos clássicos trijatos MD-11F que ainda estão em sua frota.

Ao parar de voar com o modelo da McDonnell Douglas ao Brasil e a toda a América do Sul no final de dezembro passado, restavam apenas 5 unidades do bonito avião em operação na Lufthansa Cargo, e agora essa contagem regressiva diminui para 4.

O MD-11F que dá adeus à companhia cargueira é o registrado sob a matrícula D-ALCI, exatamente aquele que foi batizado com jatos de água dos Bombeiros aqui no Brasil no final de 2020, em um ato simbólico de despedida das operações regulares do modelo em nosso país.

Depois de partir do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), o jato fez uma escala em Dakar, no Senegal, e então chegou a Frankfurt para não mais decolar até hoje.

O D-ALCI partindo de Viracopos no dia 28 de dezembro

Os últimos voos do D-ALCI após partir de Campinas – Imagem: FlightRadar24

Com 21 anos de idade, este exemplar foi entregue direto da fábrica à própria Lufthansa Cargo em janeiro de 2000, portanto, sempre voou em uma só empresa aérea.

Nesta quinta-feira, ao deixar a frota da companhia alemã, o D-ALCI partiu direto de Frankfurt para San Antonio, no Texas, Estados Unidos, em um voo de 10 horas e 36 minutos de duração.

O D-ALCI voando até San Antonio hoje – Imagem: FlightRadar24

Como outros MD-11Fs da Lufthansa Cargo foram incorporados pelas empresas norte-americanas UPS e FedEx, grandes operadores do modelo, é possível que este tenha o mesmo destino.

Entretanto, a própria empresa alemã declarou que o jato receberá “uma muito merecida aposentadoria”, logo, não é descartada a hipótese de que ele será desmontado e utilizado como repositor de peças para os aviões do modelo ainda em operação.

Charlie India says Goodbye and Au Revoir! After 21 years of service with some busy last months, our D-ALCI has taken off into her really well-deserved retirement. It was a blast with you!

Publicado por Lufthansa Cargo em Quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Além deste MD-11F, os outros quatro exemplares da frota são os registrados sob as matrículas D-ALCA, D-ALCC, D-ALCD e D-ALCK. Segundo o FlightRadar24, o D-ALCD encontra-se parado em Frankfurt desde o último dia 23, podendo estar em manutenção ou já também sendo preparado para sua despedida. Os outros três efetuaram voos nesta quinta-feira (28), portanto, estão plenamente na ativa ao menos até hoje.

Caso você não tenha visto ou queira rever as fotos e vídeos da última operação comercial do D-ALCI na Lufthansa Cargo no Aeroporto de Viracopos, pode fazê-lo clicando aqui.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing 737-300 ex-Transbrasil sai da pista e derrapa até parar na...

0
A aeronave, que estava realizando um voo de carga, ao pousar no aeroporto ultrapassou o limite da pista e foi parar em um gramado.