Lufthansa considera aposentar MD-11F no próximo ano

A companhia aérea alemã Lufthansa Cargo está querendo adiantar a aposentadoria do icônico trijato McDonnell Douglas MD-11F.

MD-11F da Lufthansa Cargo pousa em Frankfurt

O motivo seria uma demanda mais fraca por carga que não justificasse voar uma aeronave com custo maior de operação que os sete Boeing 777F.

Restam ainda doze MD-11F na frota da companhia, que estavam com aposentadoria planejada para 2025. A aeronave voava para o Brasil e neste ano foi substituida pelo 777F nas rotas para Campinas, Curitiba e Natal.

MD-11F da Lufthansa Cargo em voo saindo de Campinas

As conversas com sindicatos de pilotos já começaram, já que a frota de MD-11 é a maioria na companhia e a aposentadoria precoce causaria mais demissões que o previsto.

A Lufthansa Cargo não tem planos para comprar mais aeronaves em curto prazo. A companhia cogita futuramente adquirir uma versão cargueira do A350 ou do 777X.

Pelo jeito a pintura retrô do MD-11F ficará apenas como um conceito feito por um fã da aviação e não se tornará realidade.

Com informações do Aviation Week

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos