Lufthansa instala ‘full flight simulator’ de Embraer 190-E2 em centro de treinamento

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Grupo Lufthansa anunciou nesta semana que colocou em operação um simulador de voo completo (“full flight simulator”) do modelo Embraer E190-E2, um dos poucos existentes no mundo, em sua recém-certificada academia de treinamento Lufthansa Aviation Training (LAT) em Zurique, na Suíça.

Segundo a empresa, a adição cria as melhores condições para a LAT expandir sua parceria com a companhia aérea suíça Helvetic Airways e outros clientes com uma solução completa no local para o treinamento de tripulantes de voo e de cabine.

O simulador é operado pela LAT Switzerland AG em cooperação com a Flight Safety International (FSI) de Tulsa/Oklahoma (Estados Unidos). Isso inclui o fornecimento do equipamento pela FSI e a prestação do serviço de treinamento pela LAT Suíça para um simulador de voo completo, um treinador de procedimento e um treinador de operação de porta avançado.

Imagem: Lufthansa Aviation Training

Oito aeronaves E190-E2 já entraram em serviço com a Helvetic Airways. Mais quatro virão até o final do verão, na versão maior E195-E2. Junto com as quatro aeronaves E1 restantes, a frota da Helvetic Airways terá um total de 16 jatos Embraer. Pouco tempo atrás, o tipo Embraer E1 substituiu a aeronave Fokker 100 da companhia e, desde então, já contribuiu para uma economia de combustível de 20% por rota.

A cooperação com a Lufthansa Aviation Training no treinamento de pilotos remonta à integração do Embraer E190 na Helvetic Airways em 2014. Ela inclui uma média de 1.500 horas de simulador por ano, além do aluguel de equipamentos de treinamento na área de Treinamento de Equipamentos de Emergência e Segurança (ESET).

“Estamos muito satisfeitos em poder oferecer ao nosso cliente suíço de treinamento de longa data Helvetic Airways soluções de treinamento personalizadas em Zurique para coincidir com o voo de última geração e, assim, preparar as tripulações da melhor forma possível no caminho para a mudança de tipo, bem como para a retomada da aviação”, destaca David Birrer, Diretor Executivo da LAT Suíça.

Para os 160 pilotos da Helvetic Airways, o simulador E2 em Zurique levará a um aumento significativo na qualidade em todas as áreas de treinamento. Este é apenas o terceiro simulador desse tipo no mundo. Possui um sistema visual com espelhos, projeção a laser e um movimento menor de cerca de 36 polegadas.

“Durante o processo de aceitação do simulador, os pilotos da Helvetic forneceram informações importantes para aumentar a fidelidade do simulador à realidade em comparação com a aeronave real e confirmaram que o E2 representa um avanço no voo em muitos aspectos em comparação com seu antecessor, o E1”, observa Jean- Daniel Grima, instrutor chefe de aviões Embraer 170/190 do LAT.

“Graças a essas instalações de última geração, nossos pilotos e instrutores têm um ambiente de ensino hiper-realista. Ao realizarmos treinamentos em Zurique no futuro, reduziremos significativamente as viagens ao exterior para fins de treinamento. Isso beneficiará todos os funcionários,” explica Tobias Pogorevc, CEO da companhia suíça.

“Esta etapa é outro marco no desenvolvimento consistente da Helvetic”, disse Nicolas Bachmann, Instrutor de Tripulação e Gerente Adjunto de Responsabilidade na companhia suíça. “Com o novo simulador em Zurique, estamos aumentando nossa eficiência e flexibilidade. Ele também torna o planejamento do treinamento e da equipe muito mais fácil. Graças às novas funcionalidades técnicas do simulador, o treinamento e a realização de avaliações serão mais realistas do que nunca.”

Informações da Lufthansa e da Helvetic Airways

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias