Lufthansa manda A320 para o serrote, mas o transforma em peças incríveis

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de Aero Icarus / CC BY-SA via Wikimedia Commons

A Lufthansa tem um lema para sua coleção denominada “Upcycling” que é “o passado tem futuro”. Segundo o programa, aviões que fizeram história, mas já deixaram a frota da empresa, são cortados cuidadosamente e suas partes são transformadas em lindos itens de decoração (para quem gosta do estilo). Os produtos reciclados são definidos por sua sustentabilidade e muitos itens são únicos, de edição limitada e feitos sob medida. 

Uma lenda vive

Na versão 2.0 da Lufthansa Upcycling Collection, chegou a vez do primeiro Airbus A320 da frota da Lufthansa fornecer os materiais para as próximas peças decorativas, que podem estar na sua casa, inclusive.

Lufthansa Divulgação

Este jato bimotor, de matrícula D-AIPA, foi o primeiro de uma longa lista de A320 voarem no Grupo Lufthansa para voos de curta e média distância. O “Papa Alpha” foi transportado de Toulouse para Frankfurt para entrega em 16 de outubro de 1989. Ele então operou exclusivamente para a Lufthansa por 29 anos e 8 meses até ser desativada, no ano passado. 

Seu voo de despedida de Frankfurt para Hamburgo ocorreu em 28 de maio de 2019. Mesmo assim, a Lufthansa lançou as bases para um futuro sustentável para este jato de longa data, já que o voo era neutro em carbono. Neutro em carbono significa que a Lufthansa economizou as emissões de dióxido de carbono de outras atividades e, assim, aliviou a pressão sobre o clima.

“É como se cada peça tivesse uma história para contar, elas voaram dezenas de milhares de quilômetros e passaram por tempestades, raios e granizo”, diz Stefan Wolf, Chefe Adjunto da frota de A320, em entrevista.

Quer pagar quanto

A nova coleção já está disponível para venda no site da Lufthansa Upcycling Collection.

É possível encontrar janelas da aeronave transformadas em peças de decoração para paredes ao custo de $900 euros ou mesmo uma das portas da aeronave transformada em balcão de bar por $ 7.700 euros. Slats da aeronave foram transformados em aparadores e estão à disposição a partir de $ 4.900 euros.

São peças caras, mas se você quiser apenas uma lembrancinha, pode optar pelo chaveiro feito com pedaços da aeronave. Disponível nas cores Azul e Branco, eles custam $ 31 euros a unidade.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias