Início Empresas Aéreas Lufthansa transforma Airbus A350 em laboratório climático voador

Lufthansa transforma Airbus A350 em laboratório climático voador

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A companhia aérea alemã Lufthansa fechou uma parceria inédita com institutos de pesquisa para fazer estudos climáticos a bordo do avião Airbus A350.

Divulgação – Lufthansa

O jato A350-900 de nome de batismo Erfurt e matrícula D-AIXJ está sendo preparado nas instalações da Lufthansa Technik em Malta para receber um sistema de admissão de ar que ficará na barriga da aeronave.

O módulo, junto com o laboratório, terá um peso de 1,6 tonelada, e será chamado de CARIBIC, acrônimo em inglês para Aeronave Civil para a Investigação Regular da Atmosfera baseado em um Instrumento em um Contêiner.

Um dos módulos que já foi instalado no A350

Após o laboratório ser instalado, o A350 deverá voar a partir de Munique no final deste ano para realizar os primeiros estudos de clima, que irá medir a concentração e os traços de 100 gases diferentes na atmosfera, além de aerossóis e parâmetros de nuvens na tropopausa (que é a região de 9 a 12 km de altura).

A grande vantagem de usar o A350 é que uma grande aeronave pode levar bastante equipamento e a uma altitude muito elevada. A pesquisa será liderada pela universidade Karlsruhe Institute of Technology (KIT) da Alemanha.

Pela Assessoria de Imprensa da Lufthansa

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A