Início Empresas Aéreas

Lufthansa transforma Airbus A350 em laboratório climático voador

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A companhia aérea alemã Lufthansa fechou uma parceria inédita com institutos de pesquisa para fazer estudos climáticos a bordo do avião Airbus A350.

Divulgação – Lufthansa

O jato A350-900 de nome de batismo Erfurt e matrícula D-AIXJ está sendo preparado nas instalações da Lufthansa Technik em Malta para receber um sistema de admissão de ar que ficará na barriga da aeronave.

O módulo, junto com o laboratório, terá um peso de 1,6 tonelada, e será chamado de CARIBIC, acrônimo em inglês para Aeronave Civil para a Investigação Regular da Atmosfera baseado em um Instrumento em um Contêiner.

Um dos módulos que já foi instalado no A350

Após o laboratório ser instalado, o A350 deverá voar a partir de Munique no final deste ano para realizar os primeiros estudos de clima, que irá medir a concentração e os traços de 100 gases diferentes na atmosfera, além de aerossóis e parâmetros de nuvens na tropopausa (que é a região de 9 a 12 km de altura).

A grande vantagem de usar o A350 é que uma grande aeronave pode levar bastante equipamento e a uma altitude muito elevada. A pesquisa será liderada pela universidade Karlsruhe Institute of Technology (KIT) da Alemanha.

Pela Assessoria de Imprensa da Lufthansa

Sair da versão mobile