Lufthansa e United estariam aliando-se para comprar os 45% de Neeleman na TAP Portugal

A Lufthansa se nega a comentar, mas diversas mídias europeias afirmam que o grupo alemão iniciou negociações para comprar 45% do capital de sua irmã de Star Alliance, a TAP Air Portugal, de seu principal acionista privado, o brasileiro David Neeleman.

David Neeleman maquete A330 TAP
David Neeleman segura uma maquete do A330 da TAP © Gonçalo Rosa da Silva – Expresso.pt

De acordo com o jornal econômico português Jornal de Negócios em sua edição dessa segunda-feira (24), David Neeleman parece determinado a vender sua participação de 45% na TAP Air Portugal depois de criticar o governo do país sobre a inação deste, que também é proprietário de empresa.

O Jornal de Negócios garante que a Lufthansa “iniciou negociações com David Neeleman” sobre esse assunto e que se aliou com a empresa americana United Airlines.

A TAP (que perdeu 118 milhões de euros em 2018 e 105,6 milhões em 2019,  resultado que a empresa explica pela renovação da sua frota ) é detida em 50% pelo Estado Português, 5% por funcionários e 45% pela Atlantic Gateway, um consórcio formado pelo empresário americano-brasileiro David Neeleman e seu parceiro português Humberto Pedrosa.

Questionado pela AFP, um porta-voz da Lufthansa se recusou a comentar sobre a “especulação da mídia”. A TAP também não quis comentar.

Atritos com Portugal

Avião Airbus A330neo A330-900 TAP Portugal
Airbus A330neo da TAP

David Neeleman, que foi também um dos três proprietários da extinta francesa Aigle Azur, e o governo português não concordam com os rumos da TAP.

O governo se opôs notavelmente ao plano do empresário de introduzir a empresa no mercado de ações e expressou sua preocupação com a estratégia cuja política de investimento demora a produzir resultados positivos.

Neeleman anteriormente negou os rumores de que ele queria se retirar da TAP por causa dessas diferenças, quando em novembro do ano passado já se falava sobre uma possível venda para um grande grupo. Mas as novas informações apontam no sentido contrário. Aguardemos novidades.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias