Luzes de pista de aeroporto são quebradas, mas ninguém sabe qual avião as quebrou

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Pista Aeroporto Budapeste
Imagem: Aeroporto de Budapeste

Um incidente tem intrigado os investigadores depois que uma inspeção descobriu luzes do limite lateral de uma pista quebradas, porém, sem qualquer conhecimento de algum avião que as tenha atingido.

Segundo reporta o The Aviation Herald, a autoridade de investigação da aviação da Hungria (KBSZ) informou que no dia 2 de março de 2021, durante uma inspeção programada no Aeroporto Internacional de Budapeste, três luzes de lateral da pista 13L foram encontradas danificadas.

Inicialmente, suspeitou-se que a última aeronave a decolar daquela pista antes da inspeção fosse a responsável. Ela era um turboélice cargueiro Saab 340A, operado pela companhia aérea Airest Cargo e registrado sob a matrícula ES-LSG, realizando o voo de número AEG-550 para Timisoara, na Romênia.

Perspectiva gráfica do Saab 340A – Imagem: Airest Cargo

A aeronave partiu da pista 13L e pousou em Timisoara após um voo sem intercorrências, mas, devido à suspeita sobre as luzes quebradas, o Gravador de Dados de Voo (FDR – Flight Data Recorder) e o Gravador de Voz do Cockpit (CVR – Cockpit Voice Recorder) foram removidos para avaliação.

Uma inspeção da aeronave não revelou danos e, após a leitura dos gravadores também não indicar qualquer inconsistência, o inicialmente suspeito Saab 340 de Airest foi excluído como causa do dano.

Um período de 7 horas anteriores à descoberta das luzes quebradas foi inicialmente examinado, mas nenhuma aeronave pôde ser positivamente identificada como causadora do incidente. A investigação continua com ampliação do período examinado, e até a publicação desta matéria ainda não havia novas descobertas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

“Boeing precisa ser liderada por engenheiros para sair da crise”, diz...

0
A Boeing precisa ser liderada por engenheiros para conseguir sair de sua atual crise, afirmou Tim Clark, presidente da Emirates Airline