Maduro promete voo direto de Caracas a Moscou, “por mais jovens na Rússia”

O presidente venezuelano Nicolas Maduro disse nesta sexta-feira (13), durante um discurso público, que o governo de seu país vai criar um voo direto de Caracas para Moscou.

Conviasa A340
A Conviasa já operou com esse belo A340-200

Embora não tenha detalhado sobre companhias aéreas ou frequências, ambos os países possuem empresas estatais que podem viabilizar a rota. Maduro enfatizou que seu país reforçou as relações bilaterais com a Rússia, baseadas na independência e na paz.

“Muito em breve vamos abrir o voo direto Caracas-Moscou, para que os jovens vão passar férias na Rússia”, disse Maduro no Palácio de Miraflores (sede do governo). “Estamos construindo laços profundos no novo mundo multipolar, laços de juventude para juventude, de cidade em cidade, de governo para governo. Imagine como serão as relações da Rússia e da Venezuela em 2030, em 2040, em 2050, união de desenvolvimento, prosperidade, independência, paz ”, afirmou o chefe de Estado.

Segundo a Prensa Latina, em abril passado Venezuela e Rússia assinaram 11 acordos durante a Comissão Intergovernamental de Alto Nível, realizada em Moscou. Ambas as nações mantêm acordos nas áreas de petróleo, finanças, agricultura, comércio, cultura, educação e ciência e tecnologia.

Além disso, os governos de Caracas e Moscou assinaram acordos para fortalecer o campo técnico militar. A Rússia está apoiando o presidente venezuelano maduro como o único líder legítimo do país em meio a uma crise política aguda que entrou em erupção na Venezuela em Janeiro, depois que o líder da oposição Juan Guaido proclamou-se chefe de estado provisório, reconhecido por mais de 20 países.

Situação da empresa aérea estatal

A companhia estatal venezuelana, Conviasa, com sede em Caracas, possui uma diminuta frota de 7 aeronaves Embraer 190, que usa para voos domésticos e regionais. Esse panorama contrasta com os tempos áureos da empresa em que contava com vários destinos ao redor do mundo.

Em 2017, a empresa foi forçada a suspender todas as suas operações internacionais devido à falta de moeda estrangeira para pagar os seguros das aeronaves. Recentemente, o governo local prometeu revitalizar a empresa com novas rotas e aeronaves de longo alcance.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Bariloche, na Argentina, celebra aumento de voos com o Brasil para...

0
A principal novidade para este ano no destino é o acréscimo na frequência de voos que saem do Brasil em direção à cidade argentina.