Maior avião civil brasileiro, Embraer E2 pousa pela 1ª vez no Santos Dumont

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Embraer E2 atingiu um marco histórico hoje: fez o seu primeiro voo na Ponte Aérea entre Congonhas e Santos Dumont, sendo o maior jato brasileiro a voar na rota mais movimentada do país.

Certamente não por um acaso, o feito foi realizado pelo Embraer mais colorido do mundo: o E195-E2 de matrícula PS-AEF, da Azul Linhas Aéreas e que possui uma bela pintura elaborada pelo grafiteiro Pardal, intitulada “Ararinha Azul”.

A aeronave decolou na manhã deste domingo do Aeroporto de Congonhas para o Santos Dumont, naquela que é a rota mais movimentada do país, com mais de 4 milhões de passageiros todos os anos.

Trajetória do voo que contou com arremetidas e voltas – FlightRadar24

O E195-E2 é o maior jato comercial feito no Brasil e o segundo maior avião feito no país, ficando atrás apenas do C-390 Millenium, que é um cargueiro militar. O jato é uma evolução direta do E195-E1, com novos motores, mais comprido e as asas são maiores. E é exatamente por conta de suas características específicas que ele não operou na Ponte Aérea até hoje, mesmo tendo entrado em serviço comercial no ano passado.

Com 41,5 metros de comprimento, o jato é mais comprido que o 737 MAX 8, que tem 39,4 metros e que o A320neo com 37,5m. Isso, somado com sua asa que é do tamanho destes jatos concorrentes, faz com que use um maior espaço no pátio, algo que é crítico em ambos os aeroportos, principalmente no Santos Dumont.

Além disso, as pistas curtas de Congonhas e Santos Dumont acabam sendo fatores complicantes, sendo necessários os testes realizados hoje pela Azul a fim de que a futura liberação do jato na rota seja liberada pelas autoridades.

Ararinha Azul, a Baía de Guanabara e a Escola Naval, um pássaro no seu habitat natural

As belas imagens da operação desse colorido jato no Rio foram feitas pelo nosso leitor Alexandre da Silva, que gentilmente nos enviou as fotos do Embraer mais colorido do mundo no aeroporto mais cênico do país.

Foram ao todo quatro pousos e arremetidas no Santos Dumont, tanto pela cabeceira 20L que é adjacente à Ponte Rio-Niterói, quanto pela cabeceira 02R, mais próxima do Pão de Açúcar. Horas depois, a aeronave decolou de volta para o Aeroporto de Viracopos em Campinas, onde fica baseada.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave