Maior centro de distribuição de vacinas de Covid-19 do mundo é preparado em Dubai

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Emirates Boeing 777F SkyCentral DWC Vacinas Covid-19
Boeing 777F próximo ao centro de vacinas da Emirates – Imagem: Emirates

A Emirates informa hoje (22) que sua divisão de logística SkyCargo está aumentando sua prontidão para lidar com as complexidades logísticas da distribuição global de uma potencial vacina de Covid-19, criando em Dubai o primeiro centro dedicado de carga aéreo do mundo para a vacina.

A transportadora de carga aérea anuncia que reabrirá seu terminal de carga Emirates SkyCentral DWC no novo aeroporto Al Maktoum na zona econômica Dubai South para servir como um hub-âncora dedicado ao armazenamento da cadeia fria de distribuição da vacina.

A divisão de fretamentos da Emirates também montou uma equipe dedicada de resposta rápida para coordenar as solicitações dos vários parceiros envolvidos no ecossistema de distribuição internacional de vacinas e para agilizar a resposta da transportadora às solicitações de transporte da vacina.

O Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e executivo-chefe do grupo Emirates, disse que Dubai está bem posicionada para servir como porta de entrada e centro de distribuição de vacinas de Covid-19 para o resto do mundo, por ter as conexões de infraestrutura e logística e uma localização geográfica que colocam mais de dois terços da população mundial em um raio de voo de 8 horas.

“A criação de um hub no lado ar dedicado para vacinas de Covid-19 é um projeto fundamental que aproveita nossa rede, alcance e competências”, afirma o executivo.

Primeiro hub do mundo no lado ar para a vacina

Emirates Boeing 777F SkyCentral DWC Vacinas Covid-19
Imagem: Emirates

A empresa declara que o centro de vacinas da Emirates SkyCargo em Dubai South será a maior instalação do mundo no lado ar (ou seja, dentro da área operacional de um aeroporto) para vacinas da Covid-19. O hub de Dubai permitirá à companhia aérea transportar vacinas de locais de fabricação em todo o mundo, armazenar e preparar remessas para distribuição regional e global.

O Emirates SkyCentral DWC tem mais de 4.000 metros quadrados de área dedicada de armazenamento farmacêutico com temperatura controlada e certificada pela GDP, permitindo o armazenamento em grande escala e a distribuição das vacinas em potencial. No geral, estima-se que a instalação pode armazenar cerca de 10 milhões de frascos de vacina em uma faixa de temperatura de 2 a 8 graus Celsius.

Emirates SkyCentral DWC Vacinas
Imagem: Emirates

Emirates SkyCentral DWC Vacinas
Imagem: Emirates

A infraestrutura do Emirates SkyCentral DWC também é complementada por uma das maiores frotas do mundo de Cool Dollys (contêineres refrigerados), ajudando a proteger cargas sensíveis à temperatura durante o trânsito entre a aeronave e o terminal de carga.

Além disso, a disponibilidade de um grande número de docas de caminhões com temperatura controlada e a proximidade do terminal aos portões de estacionamento de aeronaves garantirão uma liberação rápida e eficiente de carga para posterior distribuição.

Além do armazenamento refrigerado, a Emirates SkyCargo também oferecerá zonas dedicadas para serviços de valor agregado, como recongelamento e reembalagem de vacinas para distribuição global para seus clientes.

A companhia prevê que o extenso tamanho da instalação, que pode potencialmente lidar com milhões de doses de vacinas, junto com a criação de uma equipe dedicada para lidar e executar as solicitações, permitirá que a Emirates SkyCargo seja capaz de lidar com o grande volume de solicitações críticas de tempo para além da necessidade do movimento vacinal que seguirá a introdução de uma vacina.

Malha aérea global

Avião Emirates SkyCargo Boeing 777F
Boeing 777F da Emirates SkyCargo – Imagem: dxme / CC BY-SA

Por meio de uma combinação de voos regulares e fretados, a companhia de carga poderá então levar as vacinas aos mercados onde serão mais necessárias.

Com sua frota de aeronaves widebody, nos últimos meses a Emirates SkyCargo trabalhou na retomada de sua rede mundial e conectividade de carga, com serviços de voo restaurados para 75 destinos em maio, 100 em julho e quase 135 destinos no início de outubro.

A companhia informa que a rede da Emirates SkyCargo cobre todos os principais grupos farmacêuticos e locais de fabricação, facilitando o eventual transporte da vacina da Covid-19 assim que a fabricação for iniciada.

Informações da Emirates

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião ATR 72-600 Azul

Azul anuncia retorno a Uberaba, Galeão e mais 5 aeroportos em...

0
A Azul Linhas Aéreas anuncia hoje mais sete aeroportos que voltarão a receber voos regulares da companhia a partir de fevereiro.