Maior do mundo, Antonov 225 bate recorde de carga e leva 9 horas para desembarcar

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Desde que retornou às atividades após 18 meses em manutenção, o maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, tem tido dias agitados atuando em missões de apoio ao combate à covid-19. Como seu mais recente feito, em duas semanas ele quebrou duas vezes o recorde de carga.

Foto por Vasiliy Koba – via Wikimedia Commons

Desde seu retorno, o AN-225 já fez diversos voos ligando a China à Europa, carregando suprimentos médicos essenciais no combate ao vírus. Com tanta agitação, o gigante quebrou o recorde de volume de carga transportada por via aérea duas vezes em uma semana.

Na semana passada, a aeronave já havia batido um recorde, no entanto, quando aterrissou em Paris em 19 de abril de 2020, com oito milhões de máscaras destinadas a combater a epidemia de coronavírus, o Antonov An-225 Mriya se superou. Isso porque foram um total de 1.000 metros cúbicos de carga – o maior volume já transportado por via aérea, segundo informações da Dynami Aviation, empresa que fretou a aeronave.  

“É o voo com maior volume de carga aérea já transportada, é um recorde mundial”, explica Stéphane Charpentier, gerente geral da empresa Dynami Aviation, que fretou a aeronave. No total, segundo informações do aeroporto de Vatry, em Paris, onde a aeronave pousou, foram 9 horas para descarregar a aeronave, dada a quantidade de caixas.

https://twitter.com/airplusnews/status/1252253118949138432

Lembre-se que estamos falando de volume e não em peso, uma vez que o avião já levou cargas mais pesadas. No entanto, ainda assim, foram 150 toneladas de carga provenientes de Tianjin, China, que incluiu vários materiais médicos. 

“Na história da aviação, esse volume de carga nunca foi transportado dentro do compartimento de carga de uma aeronave”, anunciou Vitaliy Shost, vice-diretor da Antonov Airlines.

Com um MTOW (peso máximo de decolagem) de 600 toneladas e um volume total de porão de 1.300 metros cúbicos, o An-225 voa exclusivamente carga. Desde que voou pela primeira vez, em 1989, o avião já quebrou 106 recordes.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

FIDAE ressalta as apresentações da Esquadrilha da Fumaça, do Brasil, e...

0
As esquadrilhas realizarão acrobacias de alto nível na Exposição Aeroespacial com a maior história e reconhecimento da América Latina.