Maior turbofan do mundo, motor GE9X do Boeing 777X é certificado pela FAA

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A GE Aviation anuncia hoje, 28 de setembro, que seu motor GE9X foi certificado pelas autoridades da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), um marco importante em sua jornada para impulsionar a nova família Boeing 777X.

Motor GE9X 777X
Motor GE9X – Imagem: Dan Nevill from Seattle, WA, United States / CC BY

A certificação Parte 33 do FAR (Federal Aviation Regulation) envolveu oito motores de teste. Essa conquista da certificação culmina com a renovação da GE Aviation de seu portfólio de motores comerciais a jato, que inclui o GEnx para o Boeing 787 Dreamliner e o motor CFM LEAP.

Os motores de teste GE9X completaram pouco menos de 5.000 horas e 8.000 ciclos para certificação.

“Assim como o GE90 foi pioneiro em novas tecnologias para motores de aeronaves comerciais há mais de 25 anos no Boeing 777, o GE9X define o novo padrão de desempenho e eficiência do motor graças à incorporação das tecnologias mais avançadas da GE desenvolvidas na última década”, disse Bill Fitzgerald, vice-presidente e gerente geral de Operações de Motores Comerciais da GE Aviation.

O motor GE9X foi projetado para atingir um consumo específico de combustível (SFC) 10% menor em comparação com o GE90-115B e um SFC 5% melhor do que qualquer outro motor de sua classe. O motor também funcionará com menos emissões causadoras de poluição do que qualquer outro motor de sua classe.

Avião Boeing 747 Motor GE9X
Boeing 747 com um motor do 777X – Imagem: General Electric

O foco da GE agora continua no trabalho com a Boeing para concluir o programa de testes de voo do 777X e entrar em serviço. Oito motores de teste GE9X e dois sobressalentes foram produzidos e entregues em Seattle para os quatro aviões de teste da Boeing.

A GE Aviation está atualmente conduzindo 3.000 ciclos de testes de solo adicionais no motor GE9X para apoiar a aprovação de Operações Estendidas (ETOPS). A equipe do projeto também está conduzindo testes de maturação para ajudar os engenheiros da GE a se preparar para dar suporte ao motor quando entrar em serviço.

A fabricante informa que recebeu pedidos e compromissos para mais de 600 motores GE9X, que são os maiores e mais potentes turbofans já produzidos na história da aviação. Veja nas matérias a seguir algumas imagens e curiosidades sobre esse novo marco na aviação comercial.

Informações oficiais da GE Aviation

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias