Maior operadora absoluta do Boeing 777F no mundo recebe mais uma unidade

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Eric Salard / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A principal operadora do mundo do jato cargueiro 777F da Boeing acaba de ampliar mais um pouco sua liderança absoluta. A FedEx recebeu mais uma unidade e assim chegou ao total de 47 deste modelo, em sua “singela” frota de mais de 450 aviões.

A aeronave é a de número de fabricação 40673, que foi registrada sob a matrícula N867FD. O voo de entrega aconteceu na última terça-feira, 25 de maio, entre o aeroporto Paine Field, em Everett, e o aeroporto de Memphis, o grande hub da companhia aérea.

O 777F durante o voo de entrega – Imagem: RadarBox

Depois da FedEx, as empresas mais próximas em número total de aviões Boeing 777F são a Qatar Airways Cargo, com 24 unidades, a AeroLogic, com 17, a China Southern Cargo, com 14, a Korean Air Cargo, com 12, e a Emirates Sky Cargo, com 11.

Mais de 200 exemplares do modelo cargueiro da família 777 já foram entregues das mais de 240 encomendas que a Boeing possuía em carteira no início deste ano de 2021, tornando o 777F o cargueiro mais vendido da história da fabricante americana.

Conforme dados do Planespotters, a FedEx começou a receber seus exemplares em setembro de 2009 e agora, ao chegar aos 47 entregues, tem apenas mais 5 encomendados.

No Brasil, o 777F é visto frequentemente em operações de companhias aéreas como, por exemplo, Southern Air, Lufthansa Cargo, Qatar Airways Cargo, Emirates Sky Cargo, Korean Air Cargo e Ethiopian Cargo.

A FedEx, que opera para nosso país com o 767-300F, apenas utiliza o 777F para cá em operações pontuais conforme demandas específicas. A primeira vez ocorreu em julho do ano passado, tendo a aeronave sido batizada com canhões de água dos bombeiros. Veja nos dois vídeos a seguir o pouso no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e o batismo no pátio.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias