Início Empresas Aéreas

Maior operadora de 747 no mundo se despede do Jumbo N464MC de passageiros

O Boeing 747-400 N464MC – Imagem: Patrick Feller/ CC BY 2.0, via Flickr

A companhia aérea americana Atlas Air é conhecida no mundo inteiro por ter a maior frota de aviões Boeing 747 do planeta, sendo a maioria dos jatos nas versões cargueiras 747-400F e 747-8F. Eles são inclusive operados regularmente ao Brasil, em aeroportos como o de Viracopos/Campinas, São Paulo/Guarulhos e Manaus.

Porém, a empresa também possui alguns poucos exemplares de aviões em configuração de transporte de passageiros, que oferece ao mercado para voos fretados e, principalmente, para o Governo e a Força Aérea dos Estados Unidos em missões especiais.

Um destes aviões era o 747-400 de matrícula N464MC, que foi retirado da frota há pouco mais de 1 mês, sendo agora comentado pela companhia como um “agradecimento” por seus serviços ao longo de uma década.

Segundo a Atlas, a aeronave foi fabricada em fevereiro de 1992 e entregue para a Japan Airlines. Para a Atlas, foi entregue em 2011 e oficialmente ingressou na companhia em outubro daquele ano.

Durante estes quase 10 anos, o N464MC voou mais de 24.500 horas em 4.460 voos, por 247 cidades, e atendendo a muitos clientes, incluindo militares dos Estados Unidos, equipes de esportes profissionais e universitários, fretamentos corporativos, empresas de navios de cruzeiro e muito mais.

“A Atlas Air teve grande orgulho em apoiar Garuda Indonésia com o N464MC durante a peregrinação anual Hajj muçulmana a Meca, na Arábia Saudita”, disse Kevin Sarubbe, vice-presidente sênior de operações do sistema.

De acordo com Mike Henry, Diretor Sênior de Planejamento e Registros de Manutenção, um cronograma rigoroso de verificações de segurança e manutenção – 64 eventos de manutenção ao todo – manteve o N464MC operando com segurança e sem problemas todos esses anos.

“É esse compromisso com a manutenção que manteve o avião em condições de aeronavegabilidade, mesmo até sua aposentadoria. Nos próximos meses, iremos remover certos componentes e adicioná-los ao nosso estoque para dar suporte ao resto da nossa frota, incluindo os 747s mais novos que adquirimos recentemente”, explicou Mike.

Mais recentemente, o N464MC transportou 1.570 evacuados do Afeganistão para um local seguro nos Estados Unidos.

“Essas missões serviram como um final muito nobre para o N464MC”, disse Mike Reingold, Supervisor de Representante de Serviço ao Passageiro, que lançou sua carreira nesta mesma aeronave e teve a honra de fazer a manutenção até o fim.

A título de curiosidade, o vídeo do último pouso da história deste Jumbo, no aeroporto do deserto de Marana, no Arizona, onde será desmontado, pode ser visto clicando aqui.

Segundo dados do PlaneSpotter, a Atlas Air possui ao menos outros 4 aviões 747-400 com interiores configurados para transporte de passageiros entre os 42 jatos do modelo que compõem sua frota.

Com informações da Atlas Air

Sair da versão mobile