Início Empresas Aéreas Maior operadora mundial de jatos Embraer ERJ-145 encerra operações em setembro

Maior operadora mundial de jatos Embraer ERJ-145 encerra operações em setembro

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

ExpressJet (Divulgação)

A empresa aérea norte-americana ExpressJet, maior operadora mundial de jatos Embraer ERJ-145, confirmou na tarde de ontem, 24 de agosto, o encerramento das operações no fim do próximo mês. O término das atividades está marcado para 30 de setembro, depois de uma queda vertiginosa na demanda de passageiros nos últimos meses em razão da crise no setor causada pelo novo coronavírus.

Subsidiária da United Airlines, a empresa voa sob a marca United Express, divisão regional da gigante norte-americana, que decidiu consolidar seus voos de curta e média distância em outras companhias. A data de encerramento dos voos coincide com o fim da ajuda financeira do Governo dos Estados Unidos às companhias aéreas do país.

Segundo o Atlanta Journal, a ExpressJet demitirá a maior parte da força de trabalho, mantendo apenas o time necessário para efetivar o encerramento das operações e a revisão de futuras oportunidades de negócios. Sediada em Atlanta, estado da Geórgia, a companhia é a terceira empresa aérea regional dos Estados Unidos a fechar desde o início da crise do coronavírus, depois da Trans States e da Compass Airlines, que deixaram de voar em abril.

Antes da pandemia, a ExpressJet atendia a mais de 100 destinos nos EUA, Canadá e México, com mais de 3.300 voos semanais a partir de Chicago, Houston e Newark. Fundada em 1986, tinha cerca de 3.000 funcionários no início do ano. Em fevereiro, a empresa chegou a divulgar planos de adicionar 36 ERJ-145 de 50 assentos a sua frota, o que a tornaria a maior operadora do modelo na história, com quase 130 aeronaves em atividade.

A CommutAir, empresa que deve assumir uma parte dos voos que a ExpressJet, possui sede em Cleveland, Ohio, e atende a 50 destinos com cerca de 1.000 voos semanais. A empresa opera atualmente 30 aeronaves ERJ-145.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile