Com mais de 240 partidas por dia, rota mais movimentada do mundo desponta em abril

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: lasta29 / CC BY 2.0, via Flickr

Apesar do início da retomada do mercado aéreo sendo visto em alguns países em decorrência do avanço dos programas de vacinação contra a Covid-19, os dados das rotas mais movimentadas do mundo mostram que ainda não há reflexos efetivos em abril, ao menos por enquanto, exceto em uma rota.

Estudos da consultoria OAG mostram que as rotas domésticas com maior número de assentos oferecidos pelas empresas aéreas continuam concentradas na Ásia, enquanto as rotas internacionais mais movimentadas continuaram bem espalhadas pelo mundo e apenas com algumas alterações, basicamente relacionadas às maiores restrições de viagem em países Europeus.

Domésticas

O ranking das dez maiores rotas domésticas em número de assentos em abril de 2021 é o que segue:

Rotas domésticas de maior movimentação no mundo em abril – Fonte: OAG

A título de comparação, a tabela abaixo mostra o mesmo ranking em janeiro deste ano. É possível notar que, com exceção do grande crescimento de cerca de 40% na rota líder, praticamente todas as demais apresentaram variações pequenas ou quedas.

As 10 mais movimentadas rotas domésticas do mundo em janeiro – Fonte: OAG

Destaca-se a grande movimentação registrada na Coreia do Sul, entre Jeju e Seoul, promovida pelas empresas aéreas Jeju Air, Korean Air, Asiana, Tway Air, Jin Air, Air Busan e Air Seoul. Incrivelmente, são mais de 120 partidas por dia em cada sentido, ou seja, mais de 240 no total, com aeronaves desde o menor porte do Airbus A220-300 até o widebody A330-300, conforme dados do FlightAware (clique se quiser conferir a lista de voos).

Internacionais

Já nas rotas internacionais, o resultado do ranking das dez mais movimentadas deste mês de abril é o seguinte:

Rotas internacionais de maior movimentação no mundo em abril – Fonte: OAG

Mais uma vez, a tabela abaixo apresenta os resultados de janeiro para comparação. Como citado anteriormente, nota-se que desapareceram do ranking as rotas relacionadas aos destinos na Europa, especificamente Londres e Paris, mas nenhuma rota despontou com alguma movimentação significativa, tendo várias delas até mesmo perdido parte de seu oferecimento de assentos.

As 10 mais movimentadas rotas internacionais de janeiro – Fonte: OAG

A expectativa agora é que o próximo mês comece a revelar mudanças mais significativas, especialmente relacionadas a rotas dos Estados Unidos, que tem avançado significativamente na vacinação.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Volta dos voos à isolada Ilha de Santa Helena ficará a...

0
A empresa aérea sul-africana Airlink deve retomar os voos regulares de Joanesburgo para Santa Helena no final de março de 2022