Mais 4 unidades do A321 cargueiro “P2F” são encomendadas

Pouco mais de uma semana após a companhia aérea indiana IndiGo anunciar um acordo para a conversão de quatro unidades do Airbus A321P2F, agora outros quatro exemplares foram encomendados por mais uma empresa.

Perspectiva gráfica do A321P2F em pintura da GTLK – Imagem: EFW

Num cenário de forte demanda no mercado aéreo global, a Elbe Flugzeugwerke (EFW), joint venture da ST Engineering com a Airbus, anunciou ontem um pedido de quatro Airbus A321P2F (Passenger-to-Freighter) – a conversão do A321 de passageiros para cargueiro – para a GTLK Europe, uma empresa de leasing global com sede em Dublin, Irlanda.

Três das quatro aeronaves serão induzidas para conversão neste ano, com a quarta conversão a ser realizada em 2022.

“Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas à GTLK Europe como o mais recente membro de nossa crescente base de clientes”, disse Andreas Sperl, CEO da EFW. “O interesse em nossa solução de conversão A321P2F aumentou significativamente no último um ano ou mais, e estamos comprometidos em atender a crescente demanda do mercado, aumentando as linhas de conversão com nossa empresa controladora, a ST Engineering.”

Roman Lyadov, CEO da GTLK Europe, disse: “A aeronave Airbus A321P2F oferece a melhor capacidade e eficiência de combustível no segmento de cargueiros de corpo estreito (narrowbady), sendo um complemento importante para nosso portfólio, pois apoiamos nossos clientes para atender à crescente demanda no mercado de carga expresso e e-commerce.”

O A321P2F tem uma capacidade de carga útil bruta de até 28 toneladas métricas (cerca de 61.800 libras) com alcance de 2.300 milhas náuticas (4.260 km), sendo, segundo a EFW, a aeronave de carga de corpo estreito ideal para operações expressas domésticas e regionais.

Para atender à crescente demanda global por aeronaves cargueiras dedicadas, a ST Engineering e a EFW introduziram um local de conversão na China no final de 2020 e criarão outro nos Estados Unidos em 2021.

Planos de expansão também estão em andamento para dar suporte à crescente demanda pelo programa de corpo largo (widebody) A330P2F, que atualmente é executado nas instalações da EFW em Dresden, Alemanha.

Infromações da EFW e da ST Engineering

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com reunião em Brasília, Prefeitura de Chapadão do Sul (MS) avança...

0
Os temas em pauta incluíram a viabilização de investimentos para modernização e expansão da capacidade operacional do aeroporto.