Mais antiga companhia da Venezuela reativa avião MD-82 para voltar a operar

A companhia aérea estatal Aeropostal, Alas da Venezuela, anunciou na última sexta-feira, 21 de fevereiro, que uma das aeronaves de sua frota, registrada sob a matrícula YV2992, está retomando as operações após quatro anos em solo.

Aeropostal Vídeo MD-82 Reativado 2020
MD-82 da Aeropostale de volta ao ar

A companhia estatal informou em sua conta do Twitter que o YV2992 efetuou seu primeiro voo, como parte dos testes que eles realizam para a reativação de suas operações de frota.

Segundo o ministro dos Transportes, Hipólito Abreu, o avião foi recuperado após quatro anos inoperante nas oficinas da Aeropostal. Em 2018, a companhia chegou a reiniciar o serviço com outra aeronave, mas a operação não seguiu adiante, embora não haja informações sobre o que ocorreu naquele momento.

Hipólito atribuiu os motivos da demora na recuperação da aeronave ao “bloqueio econômico” emitido pelos EUA, apesar de a companhia aérea não estar listada no Departamento do Tesouro, ao contrário da Conviasa, incluída em 7 de fevereiro.

A Aeropostal, a companhia aérea mais antiga da Venezuela, interrompeu as operações em 2017 após o vencimento do certificado de voo e da apólice de seguro da única aeronave funcional restante.

A parada aumentou a falta de recursos para manutenção e aquisição de aeronaves e peças de reposição, o que levou ao fechamento técnico após 88 anos de atividade.

Desde a tentativa de retomada em agosto de 2018, o ministro Abreu anunciou que o Aerospostal abriria suas portas novamente apenas para a rota Maiquetía-Havana, com uma frequência de três voos semanais.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias