Mais antiga das Américas, Avianca Colombia completa 100 anos

Avianca
Foto de Ted Quackenbush via Wikipedia

A Avianca nasceu em Barranquilla, no litoral colombiano, em 5 de dezembro de 1919 com o nome de Sociedade Alemã de Transporte Aéreo de Colombo, SCADTA, e logo uma rede de rotas com uma frota de 25 aeronaves foi criada. Em setembro de 1920, foi realizado o primeiro voo entre Barranquilla e Puerto Berrio. Em 1928, foi aberta a primeira rota internacional para Guayaquil e, em 1929, foram incluídas outras rotas regulares entre as cidades de Girardot, Bogotá e Neiva.

Em 14 de junho de 1940, foi adotado o nome Aerovías Nacionales de Colombia S.A. e começaram voos para Quito, Lima, Panamá, Miami, Nova York e Europa. Uma década depois, a Avianca levou, pela primeira vez, a delegação colombiana aos Jogos Olímpicos na Austrália, após um voo de 61 horas, com paradas apenas para fornecer combustível.

767-200 da Avianca no Rio de Janeiro – Foto de Luis Neves

Sempre inovando e buscando melhorias, a Avianca operou seu primeiro jato e foram incorporados novos modelos, como o Boeing 720B e o 737-100. Em 1976, a Avianca se estabeleceu como a primeira companhia aérea latino-americana a operar o Jumbo 747. Em 1981, foi inaugurado o Terminal Avianca “Puente Aéreo” no aeroporto El Dorado, em Bogotá, para rotas nacionais e três empresas do setor aeronáutico aderiram: Avianca, SAM e HELICOL.

Em 2002, foi criada a Aliança Summa, que incluía Avianca, SAM e Aces. Em 2003, a empresa mudou seu nome comercial para Aerovías del Continente Americano S.A. e incorporou o primeiro Airbus A320 em sua frota. A companhia aérea entrou na Bolsa de Valores da Colômbia.

Em 2009, a aliança com o TACA foi anunciada e a posição estratégica na região foi fortalecida. A Avianca se tornou uma companhia aérea mais inovadora e, em 2011, foi lançado o programa unificado de passageiro frequente LifeMiles. 12 novas rotas foram abertas e as frequências de voo aumentaram para 155. incluir Em 2012, a Avianca ingressou na Star Alliance e foi unificada em uma única marca, da Avianca-Taca à Avianca.

757-200 da Avianca com a pintura da Aliança Suma em Guarulhos – Foto de Luis Neves

Em novembro de 2013, a holding entrou na Bolsa de Valores de Nova York com um passo firme no mercado internacional de capitais. Em 2014, a Avianca continuou a expandir sua operação para a Europa inaugurando a rota Bogotá-Londres que, posteriormente, em 2015 e com a chegada do Boeing 787 Dreamliner, começou a ser operada por essa aeronave. Em 2018, iniciou sua operação em Munique.

Hoje, a empresa se reestrutura e trabalha para sair de uma crise que quase a colocou em inadimplência. Após uma renegociação de dívidas e uma nova direção, a empresa parece caminhar para um futuro mais sólido. Quem sabe de mais 100 anos?

757-200 com pintura Juan Valdez Café – Foto de Luis Neves

Avianca em números – em dezembro de 2019
• 4.000 voos semanais no mundo
• 170 aeronaves na frota
• 76 destinos em 27 países
• 9 milhões de associados  Lifemiles

A Avianca é a companhia aérea mais antiga das Américas e a segunda mais antiga do mundo, somente atrás da KLM.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Veja por que 4 aviões do Grupo Lufthansa passam a “declarar”...

0
A mensagem que pode ser lida na fuselagem dos 4 aviões é emoldurada pela coroa de estrelas da União Europeia (UE).