Mais um Boeing 737 MAX da GOL é visto pronto na fábrica da Boeing; veja quantos já são

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 737 MAX 8 Gol
Imagem: Alexandro Dias / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Embora desde a liberação dos voos do Boeing 737 MAX a companhia aérea brasileira GOL Linhas Aéreas ainda não tenha recebido nenhum de seus vários jatos do modelo que já estão prontos, a fabricante norte-americana segue a todo vapor com a produção de mais unidades.

Segundo registro fotográfico publicado na última sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, o Boeing 737 MAX-8 que voará na GOL com a matrícula PR-XMW acaba de ser visto pela primeira vez fora dos hangares de fabricação na cidade de Renton, nos Estados Unidos.

O PR-XMW é o 23º 737 MAX da GOL na sequência de matrículas cuja última letra varia conforme o alfabeto, começando pelo PR-XMA. Porém, ele é o 22º a ser visto já pronto, uma vez que todas as demais letras anteriores foram vistas, exceto o XMS.

Assim, a situação atual dos MAX da companhia brasileira é a seguinte (você pode clicar sobre cada um dos 7 primeiros para ver no radar onde eles estão):

– Aviões já voando no Brasil (7): PR-XMA, -XMB, -XMC, -XMD, -XME, -XMF e -XMG.
– Aviões já avistados prontos na Boeing (15): PR-XMH até -XMR, e PR-XMT até -XMW.

Como temos acompanhado nas últimas semanas, a GOL foi a primeira empresa aérea no mundo a voltar a voar com o 737 MAX em serviços comerciais com passageiros pagantes, e também a primeira a colocar em voo todos os aviões já recebidos.

O planejamento da companhia, segundo suas divulgações mais recentes ao mercado financeiro, é de encerrar 2021 com 17 Boeings 737 MAX-8 voando, portanto, apenas 10 dos 15 já avistados em Seattle devem ser entregues, a depender da evolução da demanda da aviação em função da pandemia.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias