Mais de 13.500 pilotos e comissários da American decidem se ausentar dos aviões

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Mais de um terço dos pilotos e comissários de bordo da American Airlines sairão voluntariamente ou se aposentarão em abril ou maio. Somente do lado dos pilotos, aproximadamente 4.800 concordaram em tirar uma licença de curto prazo e outros 715 aceitaram o programa de antecipação da aposentadoria, disse um porta-voz do sindicato de pilotos da empresa.

Os pilotos com idades entre 62 e 65 anos eram elegíveis para o pacote de aposentadoria antecipada. As regras da FAA determinam que os pilotos não tenham permissão para trabalhar em companhias aéreas comerciais com mais de 65 anos. A American tinha 13.800 pilotos em janeiro.

A Associação de Comissários de Bordo, por sua vez, disse que cerca de 7.960 membros se inscreveram para licença voluntária ou aposentadoria antecipada de um total de 25.300. Cerca de 7.200 comissários de bordo se inscreveram para as licenças de três, seis ou 12 meses e cerca de 760 se aposentam precocemente. A licença e a aposentadoria começam em maio.

A American, como outras companhias aéreas, está procurando cortar custos enquanto lida com as consequências da pandemia da covid-19, que abalou a demanda de viagens. Quem não saiu de licença, está subutilizado. No aeroporto de Dallas, e em outros centros em todo o país, trabalhadores costuram máscaras para outros funcionários da American Airlines no tempo livre, que é bem grande.

A American reduziu sua programação de voos em 80% em maio. Embora ainda não tenha divulgado seus planos para junho, a empresa também fez severos cortes nas rotas internacionais, que são altamente cobiçadas pelos tripulantes que esperam registrar mais horas de uma vez e visitar o mundo.

Outras companhias aéreas em todo o país também ofereceram vários tipos de licença, embora a maioria tenha solicitado subsídios de folha de pagamento do governo dos EUA, como parte do pacote de estímulos da Lei CARES. Se as companhias aéreas aceitarem os subsídios da folha de pagamento, elas concordam em não demitir ou dispensar qualquer funcionário até pelo menos 30 de setembro.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Ativistas invadem o pátio e vão em direção a um avião...

0
Um protesto de ativistas do grupo "No CPR" atrasou a partida de um voo da Royal Air Maroc no aeroporto de Milão, em 20 de março.